(Fisiol.) Contração anormal do esôfago, do estômago ou do intestino em sentido oposto ao da peristalse.
※※※ http://www.aulete.com.br/antiperistalse
a hard fall
abandonic
Diz-se da criança ou adulto com neurose ou síndrome de abandono, cujas dificuldades vitais se centram no receio ou sentimento, reais ou imaginários, de ser abandonado, de perder o amor dos pais ou das pessoas próximas.
(Anat.) A grande cavidade esplâncnica que forma a metade inferior do tronco, e aloja a maior parte dos órgãos digestivos e geniturinários; ventre. || A parte posterior dos insetos e outros animais articulados. Do latim Abdomen.
※※※ http://www.aulete.com.br/abdome
Submitted by:
abdominoplasty; tummy tuck
Procedimento cirúrgico estético realizado para remover gordura e pele em excesso do abdômen, geralmente por causas estéticas.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Abdominoplastia
Submitted by:
abduction
Ação de afastar as pernas ou os braços do centro do corpo. O movimento contrário (isto é, de aparoximação) chama-se adução (ingl. adduction"). Veja vídeo abaixo comparando os dois movimentos.
é a interrupção de uma gravidez pela remoção de um feto ou embrião antes de este ter a capacidade de sobreviver fora do útero.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Aborto
abortive
(adj) 1. Ref. a aborto; 2. Que provoca aborto (remédio abortivo); ABORTÍFERO; AMBLÓTICO; 3. Que nasceu antes da hora (feto abortivo).
※※※ http://www.aulete.com.br/abortivo
Submitted by:
abrachia
1. Ausência congênita de braços; 2. Ausência congênita de membros equivalentes aos braços.
※※※ http://www.aulete.com.br/abraquia
Submitted by:
abrasion
1. Desgaste causado em órgão, superfície ou objeto por fricção ou por raspagem. 2. Esfoliamento da pele ou das mucosas através do emprego de meio mecânico. 3. Separação de fragmentos do epitélio, das mucosas, da córnea etc. 4. Raspagem de certas partes ou retiradas delas em pequenas lâminas. 5. (Odontologia). Desgaste dos dentes por atrito ou uso de substância química.
※※※ http://www.aulete.com.br/abrasao
Submitted by:
abrasive
(adj.) Que produz desgaste, por atrito.
※※※ http://www.aulete.com.br/abrasivo
Submitted by:
abreaction
(Psic.) Liberação de emoções e complexos reprimidos após rememorá-los (de forma espontânea ou provocada), geralmente durante terapia psicanalítica.
※※※ http://www.aulete.com.br/ab-reacao
Submitted by:
abscess
Acumulação de pus numa cavidade anormal do corpo, formada pela desintegração dos tecidos. Pode ser agudo (denunciado pela febre e vermelhidão locais), constitucional (desenvolvido por algum vício de constituição), crítico (sobrevindo durante a convalescença), crônico (manifestado em forma de tumor flutuante no tecido celular e nos gânglios linfáticos), dentário (causado pela infecção do canal radicular), frio (produzido geralmente pelo bacilo da tuberculose), interósseo (localizado na espessura de um osso), metastásico (surgido em outro ponto que não aquele em que se formou a pus), quente (o mesmo que agudo), sintomático (desenvolvido como sintoma de uma afecção aguda ou crônica, geral ou local) etc. || Latim Abscessus, do v. abscedere, afastar-se.
※※※ http://www.aulete.com.br/abscesso
abscess, swelling
abscessed
Transformar-se em abcesso; abscedido. Do lat. abscedo, -ere, afastar-se, ir-se embora, escapar.
※※※ https://www.priberam.pt/dlpo/abceder
Submitted by:
abscissa
Coordenada horizontal que serve, em conjunto com a coordenada vertical (ordenada), para definir a posição (o valor) de um ponto num plano.
1. Falta de assiduidade ao trabalho. 2. Por extensão, frequência das ausências ao trabalho de um indivíduo, de uma categoria profissional ou do pessoal de uma empresa.
(adj. & subst.) Nome com que se designam as pessoas que se abstêm de bebidas alcoólicas ou as bebem muito pouco, quer por sistema, quer por natural aversão a tais bebidas. Do latim Abstemius.
※※※ http://www.aulete.com.br/abstemio
abstinent
(adj.) Que se abstém de algo; que pratica ou está em abstinência.
※※※ http://www.aulete.com.br/abstinente
abulia
(Psiq.) Enfraquecimento ou perda da vontade, da iniciativa, da capacidade de escolher ou decidir; DISBULIA
Espessamento do corpo mucoso de Malpighi (estrato germinativo) da epiderme, que se observa em diversas afecções cutâneas, por exemplo nas verrugas. Sin. de hiperacantose.
Ordem de artrópodes aracnídeos com corpo globuloso, não dividido em cefalotórax e abdómen, dotados de quatro pares de patas, algumas espécies dos quais são parasitas do homem (ácaros, carraças).
Inquietação psicomotora em que há grande dificuldade para permanecer parado, sentado ou imóvel, com sensação interna de forte tensão; CATISOFOBIA
※※※ http://www.aulete.com.br/acatisia
Submitted by:
acaudate
(adj.) Diz-se do animal que não tem cauda.
※※※ http://www.aulete.com.br/acaudado
accelerin
Factor da coagulação sanguínea que acelera a formação da trombina e das tromboplastinas, produzido pelo fígado sob uma forma inativa (proacelerina) que se encontra no plasma sanguíneo. O seu déficit traduz-se por hemorragias semelhantes às da hemofilia.
(adj.) 1. Que termina em acume, em ponta comprida e aguda. 2. (Por ext.) Agudo ou pontiagudo.
※※※ http://www.aulete.com.br/acuminado
ACD (Acid-Citrate-Dextrose)
Solução de ácido cítrico, citrato de sódio e glicoso misturada com água. É utilizada principalmente como anticoagulante para preservar espécimens de sangue.
O ácido acético (do latim acetum, azedo), CH3COOH, oficialmente chamado ácido etanóico, é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/ácido_etanoico
Submitted by:
acetone
(Quím.) Líquido incolor, muito volátil, inflamável, com cheiro de éter, usado como solvente para tintas, vernizes (esp. esmalte de unha) e na fabricação de plásticos, fibras e produtos químicos; PROPANONA [Fórm.: C3 H6 O]
※※※ http://www.aulete.com.br/acetona
acetonemia
Presença de acetona no sangue.
※※※ http://www.aulete.com.br/acetonemia
Submitted by:
acetonic
(adj.) Diz-se de um ácido que tem simultaneamente função de acetona e função de ácido.
※※※ http://www.aulete.com.br/acetonico
acetonuria
Presença de acetona na urina
※※※ http://www.aulete.com.br/acetonúria
Submitted by:
acetylacetic acid
(adj.) O mesmo que diacético. Diz-se dos corpos orgânicos em cuja composição aparece o acetilo e o grupo das acetonas: Ácido acetilacético.
※※※ http://www.aulete.com.br/acetilacético
Submitted by:
acetylcholine
(Bioq.) Substância que atua como neurotransmissor no organismo humano e de vários outros animais, liberada por células do sistema nervoso autônomo.
※※※ http://www.aulete.com.br/acetilcolina
Submitted by:
acetylsalicylic
(Quím.) Diz-se de ácido usado na medicina como analgésico e antipirético, e que constitui o princípio ativo da aspirina.
※※※ http://www.aulete.com.br/acetilsalicílico
achalasia
Perturbação na função do esfíncter (esp. no esôfago), que consiste em seu não relaxamento quando da contração de duto ou órgão adjacente.
※※※ http://www.aulete.com.br/acalasia
Submitted by:
ache
aches and pains
aching pain; achy pain
ocorre continuamente em uma região localizada, porém em níveis leve ou moderado.
Ausência de ácido clorídrico nas secreções gástricas
※※※ http://www.aulete.com.br/acloridria
Submitted by:
acholia
Ausência ou redução acentuada da secreção biliar
※※※ http://www.aulete.com.br/acolia
Submitted by:
achondroplasia
Distúrbio congênito que afeta as cartilagens do feto (calcificando-as) e cuja consequência é o pouco crescimento dos ossos longos dos membros (nanismo). Sin. ACONDROPLASTIA; CONDRODISPLASIA; CONDRODISTROFIA.
※※※ http://www.aulete.com.br/acondroplasia
achromatosis
Deficiência tecidual de pigmentação, hereditária ou adquirida, que pode ocorrer na pele, na íris etc. Sin.: acromia, acromodermia, despigmentação, leucodermia, leucopatia.
※※※ http://www.aulete.com.br/acromatose
achromia
1. Estado em que os glóbulos vermelhos se apresentam mais claros no sua parte central do que habitualmente. 2. O mesmo que acromatose.
※※※ http://www.aulete.com.br/acromia
Submitted by:
acid
1. Qualquer substância que pode liberar íones H+. Um ácido pode reagir com uma base para formar um sal e água (neutralização). Faz-se a distinção entre ácidos minerais ou inorgânicos (os hidrácidos, como o ácido clorídrico, constituídos por hidrogénio e um halogénio, e os oxácidos, como o ácido sulfúrico, constituídos por hidrogénio, oxigénio e outro elemento) e ácidos orgânicos, sempre com carbono na sua molécula, os principais dos quais são os ácidos carboxílico (com o grupo -COOH) e os ácidos sulfônicos (com o grupo -SO3H). 2. (adj.) Que tem sabor acre.
Propriedade de determinadas bactérias, que, uma vez sujeitas à ação enérgica de um corante, resistem ao poder descolorativo do álcool e dos ácidos.
※※※ http://www.aulete.com.br/acidorresistência
Submitted by:
acid resistant
1. Que resiste à ação corrosiva de determinados ácidos. 2. Diz-se de bactéria que não descora, mantendo a coloração vermelha quando submetida a certos processos (aplicação de fucsina fenicada e de um ácido).
(adj.) 1. (Histl.) Que se cora facilmente, que tem a faculdade de fixar corantes ácidos; ACIDOFÍLICO; 2. (Por ext.) Diz-se de adenoma ou carcinoma cujas células coram-se com corantes ácidos. 3. (Biol.) Que tem afinidade com os ácidos; que vive ou existe nos meios ácidos, ou que deles necessita para viver ou existir; ACIDOFÍLICO. 4. (Por ext.) Diz-se de leite cuja fermentação se realiza exclusivamente com cultivos de Lactobacillus acidophilus. (subst.) 5. (Histl.) Granulócito que fixa corantes ácidos; EOSINÓFILO
※※※ http://www.aulete.com.br/acidófilo
Submitted by:
acidosis
Eliminação ou redução da reserva alcalina nos tecidos e líquidos orgânicos associada ao aumento da produção de corpos cetónicos; análoga à acidose da diabetes açucarada.
1. Ausência de movimento; IMOBILIDADE. 2. Perda total ou parcial dos movimentos do corpo. 3. (Card.) Intervalo entre a sístole e a diástole.
※※※ http://www.aulete.com.br/acinesia
Submitted by:
aciniform
1. Pequena cavidade glandular arredondada, em forma de fundo-de-saco, que desemboca num canal excretor. 2. Ácino pulmonar: conjunto anatômico e funcional constituído pela ramificação de um bronquíolo terminal em canais alveolares, aos quais estão apensos os alvéolos pulmonares.
Ausência de ácido clorídrico nas secreções gástricas
※※※ http://www.aulete.com.br/acloridria
Submitted by:
acne
Doença da pele que atinge pelos e glândulas sebáceas com o aparecimento de espinhas, cravos e, na forma mais grave, cistos
※※※ http://www.aulete.com.br/acne
Submitted by:
acneiform
(adj.) com aspecto de acne
※※※ http://www.aulete.com.br/acneiforme
Submitted by:
acorn-tip catheter; acorn-tipped catheter
comumente utilizado para qualquer cateter de drenagem com extremidade bulbosa que tenha a aparência de cone. Um exemplo típico é o cateter de Malecot. Também utilizado para o cateter empregado em cistouretrografia ou pielografia retrógrada.
(Tomogr.) A impedância acústica é determinada pela densidade do meio de propagação do som e da velocidade de propagação do som no meio em questão. As interfaces com grandes diferenças de impedância acústica, como os tecidos com ar ou osso, refletem quase toda a energia incidente; já as interfaces do músculo e da gordura refletem apenas parte da energia incidente, permitindo que o restante continue. Assim como a velocidade de propagação, a impedância acústica é determinada pelas propriedades dos tecidos envolvidos, sendo independente da frequência (Rumack et al., 2012).
Sistema de especificação detalhada para o intercâmbio de informações entre dispositivos de imagem. Ele evoluiu para o padrão DICOM. Veja também DICOM, NEMA.
Manifestação cutânea paraneoplásica rara, geralmente associada a carcinoma de células escamosas do trato aerodigestivo superior. Também conhecida como síndrome de Bazex.
(adj.) Relativo a articulação do acrômio e da clavícula.
※※※ http://www.aulete.com.br/acromioclavicular
Submitted by:
acromion
Extremidade lateral da crista da escápula que permite a fixação a uma parte dos músculos deltoide e trapézio.
※※※ http://www.aulete.com.br/acrômio
Submitted by:
acropathy
Dermatose caracterizada por lesões de aspecto eczematoso e psoriasiforme localizada nas extremidades e nas zonas cutâneas proeminentes (nariz, malares, orelhas, joelhos, costas das mãos e dos pés). Desenvolve-se nos doentes portadores de carcinoma das vias respiratórias superiores ou do tubo digestivo.
Ácido monocarboxílico, insaturado, de cadeia normal, que apresenta esta fórmula estrutural: CH2 = CH - COOH.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Ácido_acrílico
Submitted by:
actinic
(adj.) Ref. a radiações (e.g., a luz do sol) cuja ação pode provocar modificações químicas em algumas substâncias ou tecidos orgânicos (como a pele humana).
※※※ http://www.aulete.com.br/actínico
Submitted by:
actinic keratosis
Lesão pré-cancerosa, devida a uma exposição de longa duração à luz, na qual a epiderme apresenta uma hiperqueratose considerável. Em certos casos a atrofia é extrema no centro da lesão e a zona cupuliforme pouco profunda é preenchida de queratina. A queratose actínica tem muitas vezes o aspecto de lesões múltiplas bastante secas e escamosas que afetam partes do corpo expostas ao sol dos indivíduos de pele clara. Sin.: queratose pré-epiteliomatosa.
Inflamação da pele causada por excessiva exposição aos raios solares, especialmente radiação ultra-violeta
※※※ http://www.aulete.com.br/actinite
Submitted by:
Actinomyces israelii
Espécie de actinobactéria bacilar, gram-positiva, anaeróbia facultativa, não formadora de esporos que forma colônias formam estruturas semelhantes às hifas dos fungos. Coloniza normalmente boca, cólon e vagina humanos.
Diz-se de doença de evolução rápida ou que se encontra em seu ápice, no seu ponto mais crítico (e.g., apendicite aguda)
※※※ http://www.aulete.com.br/agudo
Submitted by:
acute pain; sharp pain
manifesta-se por um período de tempo curto, menos de um mês, e é facilmente identificada. Funciona para o corpo como um sinal de alerta para inflamações, lesões, doenças, como cólicas menstruais e extração de dentes.
Doença infecciosa devida a um estreptococo, que começa por amigdalite e é caracterizada por artrites agudas múltiplas, com localizações mutáveis acompanhadas por sinais gerais muito marcados; curam-se sem sequelas articulares, mas são muitas vezes complicadas por lesões cardíacas (endocardite, miocardite, pericardite). Sin. de febre reumática, doença de Bouillaud.
Derivado da guanina que possui uma cadeia lateral acíclica. A sua administração por via intravenosa direta provoca uma melhoria rápida da herpes (em particular zona e herpes localizadas). A sua aplicação local previne a recidiva da infecção herpética da córnea. Sin. de acicloguanosina.
Afecção caracterizada por perturbações circulatórias (palidez extrema, queda da tensão arterial, síncope) e muitas vezes nervosas (vertigens, convulsões), secundárias à diminuição excessiva da frequência das contrações dos ventrículos cardíacos, provocando, habitualmente, um pulso lento permanente. Também conhecida como síndrome de Morgagni-Adams-Stokes. (Robert Adams, médico de Dublim, 1791-1875; William Stokes, médico irlandês de Dublim, 1804-1878.)
Também conhecida como insuficiência adrenal primária e insuficiência adrenocortical primária crônica, esta doença é uma endocrinopatia potencialmente fatal caracterizada pela produção insuficiente de hormônios esteroides pelas glândulas adrenais.
Ação de aproximar as pernas ou os braços do centro do corpo. O movimento contrário (isto é, de afastamento) chama-se abdução (ingl. abduction"). Veja vídeo abaixo comparando os dois movimentos.
Imagem do tecido ganglionar retirado por punção. O adenograma normal é, essencialmente, formado por elementos da série linfóide e quase exclusivamente por linfócitos maduros.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Adenograma
adenohypophysis
Compreende o lobo anterior da hipófise e faz parte do sistema endócrino.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Adenoipófise
adenoidectomy
Procedimento cirúrgico responsável pela remoção do tecido linfoide localizado na parte superior da nasofaringe humana, conhecidas como adenoides ou tonsilas faríngeas.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Adenoidectomia
adenoiditis
Inflamação das vegetações adenoides
※※※ http://www.aulete.com.br/adenoidite
adenoids
(Otor.) Hipertrofias do tecido linfoide, encontradas frequentemente na nasofaringe de crianças. Sin. glândulas adenoides (ingl. adenoid glands").
※※※ http://www.aulete.com.br/adenoides"
adenoma
Tumor, geralmente benigno, originário de elementos glandulares ou cujas células têm a configuração de tais elementos.
※※※ http://www.aulete.com.br/adenoma
adenomatosis
Condição marcada por crescimentos múltiplos do tecido glandular. ✰ adenose hepática múltipla (ingl. multiple hepatic adenomatosis").
Presença ectópica, fora da mucosa uterina, de tecido endométrico. Pode localizar-se na parte mais profunda do músculo uterino, num órgão pélvico (e.g., trompa, ovário, reto) ou numa parte mais afastada (e.g., tubo digestivo). Sin. de endometriose.
(Quím.) Composto orgânico obtido do ácido nucleico, que, por hidrólise, fornece adenina e ribose.
※※※ http://www.aulete.com.br/adenosina
adenosine triphosphate (ATP)
Nucleótido existente em todas as células, indispensável para a síntese do ácido ribonucleico e que serve para armazenar a energia liberada nos processos metabólicos celulares.
Qualquer vírus da família Adenoviridae que contém ADN, amplamente espalhado na natureza (gado, roedores, aves, macaco e homem), produzindo infecções agudas do sistema respiratório [Experimentalmente tem-se revelado oncogênico.]
※※※ http://www.aulete.com.br/adenovírus
adhesive
(adj.) Que é suscetível de aderir a uma superfície. Por exemplo, penso adesivo.
(adj.) Que tem ou é feito de gordura (diz-se de tecido); GORDUROSO
※※※ http://www.aulete.com.br/adiposo
adiposity
1. Estado ou condição em que há teor excessivo de gordura no organismo; OBESIDADE; 2. Infiltração de gordura em um certo tecido ou órgão (adiposidade localizada).
(adj. & subst.) 1. Diz-se de uma substância que permite a absorção mais fácil de um medicamento ou que facilita a sua ação. 2. Diz-se de um tratamento destinado a complementar o tratamento principal.
Período da vida situado entre a infância e a idade adulta. Começa na puberdade com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários e termina com o fim do crescimento.
Hormônio produzido pela medula das glândulas suprarrenais, importante estimulador da pressão sanguínea e da atividade orgânica (resposta a estímulos, batimentos cardíacos, constrição dos vasos nas hemorragias etc.); ADNEFRINA; EPINEFRINA. Fórmula: 0 C9 H13 NO3
※※※ http://www.aulete.com.br/adrenalina
adrenergic
(adj.) Que libera adrenalina ou substância com ação semelhante à da adrenalina.
Retenção de partículas (moléculas, átomos, íons) de uma substância líquida ou gasosa na superfície de outra, sólida
※※※ http://www.aulete.com.br/adsorção
adstringent
1. (adj.) Diz-se da substância que provoca constrição dos tecidos e diminui as secreções. 2. (subst.) A substância que adstringe.
※※※ http://www.aulete.com.br/adstringente
advanced trauma life support (ATLS)
※※※ https://pubs.rsna.org/doi/full/10.1148/rg.231025136 https://www.google.com/search?q="suporte avançado de vida ao trauma"
adventitia
Membrana que envolve um órgão, compondo suas paredes. O mesmo que túnica adventícia.
※※※ http://www.aulete.com.br/túnica
adynamia
1. Debilidade geral, prostração física e moral; ASTENIA. 2. (Med.) Fraqueza muscular, frequentemente associada a doenças infecciosas prolongadas.
※※※ http://www.aulete.com.br/adinamia
Submitted by:
aerobic
(adj.) 1. Que requer a presença de oxigênio para seu desenvolvimento e subsistência; e.g. organismo ou micro-organismo aeróbio. 2. Que ativa o consumo de oxigênio e consequente oxigenação do organismo; aeróbico. Por exemplo: exercício aeróbico. 3. (Biol.) Que se realiza ou ocorre somente na presença de oxigênio; e.g., respiração aeróbica. (subst.) 4. Micro-organismo que só pode se desenvolver na presença de ar ou de oxigênio livre.
1. Toda modificação ou alteração capaz de expressar uma doença; quaisquer sinais de patologias no corpo. 2. (Psic.) Condição mórbida caracterizada por alterações no modo de perceber ou de interpretar; falta de normalidade psíquica. Sin. de mal, padecimento, achaque, doença, enfermidade, moléstia, morbo.
O termo affection também significa afeto em português. Nesta acepção, temos: 1. (Psic.) Sentimento de caráter emotivo, como o amor, o ódio, a raiva etc. 2. (Psic.) Um dos três tipos de função mental, junto com a cognição e a volição. 5. (Psiq.) Estado emocional relacionado à realização de uma pulsão
(adj.) Ref. a ou que envolve afeto afetividade, e.g. vida afetiva.
※※※ http://www.aulete.com.br/afetivo
Submitted by:
affective delay
Atraso ou anomalia da evolução da afetividade, observada nos estados neuróticos e que se traduz por perturbações do comportamento (agressividade, humor instável, necessidade excessiva de proteção).
Função psíquica muito geral que inclui a emoção e as suas variedades, os sentimentos, as inclinações e as paixões. É perturbada pela neurose e pela psicose.
Ausência ou diminuição muito acentuada das gama-globulinas plasmáticas. Uma forma especial é a agamaglobulinemia de Bruton, doença congênita que ataca quase exclusivamente os jovens do sexo masculino e que se manifesta por infecções graves e repetidas, diminuição considerável das imunoglobulinas no soro e ausência de linfócitos B. É provavelmente devida a um defeito genético recessivo ligado ao sexo.
Hidrocolóide fortemente gelatinoso extraído de diversos gêneros e espécies de algas marinhas vermelhas que consiste em uma mistura heterogênea de dois polissacarídeos, agarose e agaropectina. Também conhecido como ágar ou agarose.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Ágar-ágar
agenesis
1. Incapacidade de procriar; esterilidade; impotência. 2. Ausência ou parada de desenvolvimento de um órgão ou de uma parte do corpo. ✰✰✰ agenesia dentária, ovárica, pilosa.
Agrupamento, em pequenos amontoados, de células ou de microrganismos portadores de um antigénio (aglutinogênio), em suspensão num líquido, quando se encontram em presença do anticorpo correspondente (aglutinina). A aglutinação dos eritrócitos só se produz in vitro por um erro de transfusão (injeção de sangue que pertence a um grupo sanguíneo incompatível com o sangue do indivíduo) ou em condições patológicas. (V. eritroblastose fetal). A aglutinação dos microrganismos pelo soro do doente constitui um método muito empregado de diagnóstico bacteriológico.
Variedade de anticorpo que determina a aglutinação das bactérias, fazendo-as perder a motilidade.
※※※ http://www.aulete.com.br/aglutinina
agglutinogen
Glicoproteína existente nas hemácias sanguíneas vinda da junção do glicídio (n-acetilgalactosamina do sangue tipo A ou galactose do sangue tipo B) e da proteína respectiva ao tipo do sangue codificada pelo gene também respectivo ao tipo do sangue.
1. Tendência para atacar, para combater, no sentido de hostilidade e de destruição. 2. Tendência para a atividade caracterizada pela afirmação de si mesmo, em sentido possessivo e construtivo.
Período que precede a morte, caracterizado por um enfraquecimento progressivo das funções vitais (nomeadamente da circulação) que provoca insuficiência da irrigação cerebral e um estado de inércia e de inconsciência. V. coma.
(Psiq.) Medo doentio de estar em ou atravessar grandes espaços abertos ou lugares públicos
※※※ http://www.aulete.com.br/agorafobia
Submitted by:
agranulocytosis
Afecção essencialmente caracterizada pelo desaparecimento quase completo dos granulócitos do sangue (glóbulos brancos polinucleares neutrófilos), cujas principais manifestações são a amigdalite e um estado infeccioso grave.
Parte da molécula antigênica capaz de se ligar às moléculas de classe II do complexo principal de histocompatibilidade e de ser assim reconhecida pelos receptores das células (linfócitos) T quando se dá uma reação imunitária.
Enxerto ósseo maciço, colhido geralmente na tíbia, que inclui todas as camadas do osso: periósteo, tecido ósseo propriamente dito e medula óssea. (Fred Albee, cirurgião de Nova Iork, 1876-1945)
Ausência total, congênita e hereditária, de pigmento melânico na pele, no sistema piloso e nos olhos. O albinismo pode estar associado a outras anomalias: astigmatismo, nistagmo, catarata, atraso mental, surdo-mudez etc.
Doença hereditária com transmissão autossômica dominante, caracterizada por acidose tubular hipoclorémica que se traduz clinicamente por nanismo e raquitismo na criança e osteomalacia no adulto. A evolução é crônica, ou grave, devido às deformações ósseas, fraturas espontâneas e a uma insuficiência renal progressiva. Sin. de pseudo-hipoparatireoidismo. (Fuller Albright, médico americano, 1900-1969).
(subst.) Designação comum a várias membranas fibrosas e esbranquiçadas que revestem órgãos como olhos, testículos, ovários etc.; ESCLERA
※※※ http://www.aulete.com.br/albugínea
Submitted by:
albugo; leukoma
Mancha branca, opaca, que se forma no tecido da córnea transparente do olho; belida. O mesmo que albugem, forma preferível. Do latim Albugo.
※※※ http://www.aulete.com.br/albugo
Submitted by:
albumin
Proteína que se dissolve na água, coagula-se por aquecimento, e tem como função a manutenção do equilíbrio osmótico. [Presente na clara do ovo, no leite, no sangue e em plantas.]
※※※ http://www.aulete.com.br/albumina
Submitted by:
albuminemia
Presença de albumina no sangue
※※※ http://www.aulete.com.br/albuminemia
Submitted by:
albuminorachia
Presença de albumina no líquido cefalorraquídeo. Término empregado às vezes, erroneamente, como sinônimo de proteinorraquia
Presença de alcaptona na urina. A alcaptona (C8 H8 O4) é uma substância resultante da ação bacteriana sobre a tirosina e que, presente na urina, a torna escura.
※※※ http://www.aulete.com.br/alcaptonúria
Submitted by:
alcohol
(Quím.) Líquido incolor, inflamável, que evapora rapidamente, obtido pela fermentação de substâncias açucaradas ou por processos sintéticos; ETANOL
※※※ http://www.aulete.com.br/álcool
Submitted by:
alcoholate
1. (Quím.) Composto resultante da reação de metais alcalinos sobre um álcool; ALCÓXIDO. 2. (Farm.) Substância líquida que resulta da destilação conjunta do álcool com uma substância volátil
※※※ http://www.aulete.com.br/alcoolato
alcoholic
1. (adj.) Ref. ao álcool. 2. (subst.) O mesmo que alcoólatra.
※※※ http://www.aulete.com.br/alcoólico
Submitted by:
alcoholic ketoacidosis
Complicação metabólica do consumo do álcool e da fome caracterizada pela hiperquetonemia e acidose metabólica de intervalo aniônico sem hiperglicemia significativa.
(Bioq.) Hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que controla o metabolismo de água e eletrólitos.
※※※ http://www.aulete.com.br/aldosterona
Submitted by:
aleucemic
(adj.) Relativo a aleucemia
※※※ http://www.aulete.com.br/aleucêmico
Submitted by:
alexia
Defeito adquirido de compreensão da escrita devido a uma lesão cerebral, sem qualquer afecção da acuidade visual. Sin. de cegueira verbal, afasia visual. V. dislexia.
Qualquer dor no corpo, muitas vezes sem lesão aparente. ✰ nevralgia (dor nos nervos).
※※※ http://www.aulete.com.br/algia
Submitted by:
algid
(adj.) Em que há esfriamento forte do corpo (ou parte dele) ou sensação intensa de frio.
※※※ http://www.aulete.com.br/álgido
Submitted by:
algodystrophy
Também conhecida como síndrome complexa de dor regional (SCDR), a algodistrofia é uma doença dolorosa caracterizada por eritema e edema, além de distúrbios funcional, sensorial e vasomotor.
Substância básica proveniente de um dos seis metais ditos alcalinos: sódio, potássio, rubídio, césio, lítio e frâncio. Do árabe al, o, e kali, planta da qual se extrai o carbonato de sódio.
(Quím.) Qualidade de alcalino; propriedade de base química.
※※※ http://www.aulete.com.br/alcalinidade
Submitted by:
alkaloid
(Quím.) Substância orgânica, nitrogenada, encontrada em vegetais, em alguns fungos, e também obtida por síntese.
※※※ http://www.aulete.com.br/alcaloide
Submitted by:
alkalosis
Desequilíbrio metabólico que se caracteriza pela redução da concentração de ácidos no sangue.
※※※ http://www.aulete.com.br/alcalose
Submitted by:
allantois
Membrana embrionária de aves, répteis e mamíferos, com funções respiratórias e excretoras, e que, nos mamíferos, forma a placenta juntamente com o cório.
※※※ http://www.aulete.com.br/alantoide
Submitted by:
allele
Cada um dos dois genes que ocupam pontos (loci) idênticos nos cromossomos homólogos, que exercem a mesma função, mas determinam características diferentes. Sin. de gene alelomórfico (em desuso). (Adj.: alélico)
Agente que causa alergia; alergênio. De Alergia+gr. gennus (gerar)
※※※ http://www.aulete.com.br/alergênio
Submitted by:
allergic
1. (adj.) Ref. a alergia ou que sofre de alergia. 2. (subst.) Pessoa alérgica.
※※※ http://www.aulete.com.br/alérgico
Submitted by:
allergist
Especialista em doenças alérgicas; ALERGOLOGISTA
※※※ http://www.aulete.com.br/alergista
Submitted by:
allergology
Ramo da medicina que estuda as reações e doenças alérgicas.
※※※ http://www.aulete.com.br/alergologia
Submitted by:
allergy
Reação anormal de determinado organismo a certas substâncias ou alimentos que não provocam tal reação em outros organismos; sensibilidade a ter esse tipo de reação. ✰✰✰ alergia a lã, alergia a pólen, alergia a pelo de cachorro etc.
※※※ http://www.aulete.com.br/alergia
Submitted by:
allesthesia; alloesthesia
(Neur.) Sensação tátil em uma região do corpo oposta simetricamente à área que sofreu a estimulação; ALAQUESTESIA; ALOQUESTESIA.
※※※ http://www.aulete.com.br/alestesia
Submitted by:
allodynia
Sensação dolorosa causada por uma estimulação não nociceptiva (isto é, não dolorosa).
Transplante realizado entre um doador e um receptor pertencentes à mesma espécie, mas que diferem por um ou mais genes e antigênios de histocompatibilidade. O uso deste termo é preferível a homotransplante. Sin. de transplante homeoplástico, transplante homólogo, homoplastia.
um enxerto ou transplante de tecido entre doador e receptor da mesma espécie, mas de genótipos díspares; por exemplo, um transplante de rim de cadáver ou um transplante de rim de um doador relacionado.
O processo de tornar-se aloimune, isto é, devenvolver os anticorpos relevantes pela primeira vez. Também conhecido como isoimunização (ingl. isoimmunization").
※※※ https://en.wikipedia.org/wiki/Alloimmunity/"
Submitted by:
allokinesia; allocinesia
Perturbação motora que consiste no fato de um movimento desejado para um membro ser executado pelo membro oposto. O termo allokinesis é mais atual e correntemente usado.
Tipo de tratamento com remédios que produzem efeitos contrários aos das doenças
※※※ http://www.aulete.com.br/alopatia
Submitted by:
allotropic
(adj.) Que diz respeito a, ou em que se manifesta a alotropia
※※※ http://www.aulete.com.br/alotrópico
Submitted by:
allotropy
(Quím.) Propriedade em virtude da qual um corpo simples pode apresentar-se em estados diversos, a cada um dos quais correspondem propriedades químicas diferentes [O carbono que se apresenta sob a forma de carvão e de diamante é um exemplo de alotropia.]
※※※ http://www.aulete.com.br/alotropia
allotype
Propriedade de origem genética de determinado número de antigênios solúveis (proteínas séricas) de não terem exatamente a mesma especificidade em todos os indivíduos de uma mesma espécie animal. V. idiotipia.
Queda dos cabelos da cabeça, das sobrancelhas ou da barba; falacrose. Sin. de calvície. Do grego Alopekia, de Alopex (raposa).
※※※ http://www.aulete.com.br/alopecia
Submitted by:
alpha-globulins
Grupo de globulinas circulantes no plasma sanguíneo que se caracterizam por ter mobilidade elétrica em soluções alcalinas ou soluções carregadas. Elas têm a peculiaridade funcional de inibir certas proteases sanguíneas.
Distúrbio associado com a baixa quantidade de oxigênio da atmosfera em lugares altos, em condições agudas que resultam em prostração, falta de ar e problemas cardíacos. Também conhecida, em inglês, como mountain sickness ou altitude sickness. Conforme explicado no vídeo abaixo, a anoxia ou falta de ar pode ter várias causas.
elemento químico que ocorre em bauxita, rubis e safiras. ※※※
https://pubs.rsna.org/doi/full/10.1148/rg.231025136 https://pt.wikipedia.org/wiki/Óxido_de_alumínio
aluminum; aluminium
Metal branco leve e maleável que pertence ao grupo dos oligoelementos. Alguns dos seus sais solúveis são empregados como adstringentes e desinfetantes externos, sendo os sais e derivados insolúveis empregados para combater a acidez gástrica, como antidiarreicos e desinfectantes intestinais. Símbolo: Al.
(Anat.) Cavidade minúscula no interior dos pulmões, em que se dá a hematose. (Odonto) Cavidade óssea em que se encaixa a raiz do dente. (Bot.) Cavidade diminuta existente em alguns fungos.
※※※ http://www.aulete.com.br/alvéolo
Submitted by:
alveolocapillary block
Perturbação da difusão do oxigênio do ar através da parede dos alvéolos pulmonares e dos capilares. Deve-se a espessamento das paredes alveolares que constitui um obstáculo às trocas entre os alvéolos e os capilares.
(Oft.) Enfraquecimento da visão por defeito da sensibilidade da retina, sem que haja qualquer lesão orgânica aparente no globo ocular.
※※※ http://www.aulete.com.br/ambliopia
Submitted by:
ambulance
1. Carro para transporte de doentes ou feridos. 2. Hospital ambulante ou móvel, que segue um exército ou que se estabelece a pouca distância do campo de batalha para dar os primeiros socorros aos feridos. 3. O conjunto do pessoal e material destinado ao curativo dos feridos em campanha.
※※※ http://www.aulete.com.br/ambulancia
Submitted by:
ambulating
(adj.) Que se desloca ou que pode ser deslocado. ✰ erisipela ambulante
※※※ http://www.aulete.com.br/ambulante
Submitted by:
ambulatory
1. (adj.) Relativo ao ato de andar ou caminhar. Por exemplo: automatismo ambulatório. 2. Diz-se de um tratamento que dá ao doente a possibilidade de se deslocar e dedicar-se às suas ocupações, ou seja, que não exige acamação nem hospitalização.
Serviço médico que presta o primeiro acolhimento à maioria das ocorrências médicas, atendendo os casos de menor gravidade e encaminhando os mais graves para um serviço de urgência e emergência ou para internamento hospitalar.
Setor de hospital em que se atendem doentes de pouca gravidade
※※※ http://www.aulete.com.br/ambulatório
amebiasis
Infecção causada por ameba e caracterizada por diarreia com perda de sangue
※※※ http://www.aulete.com.br/amebíase
Submitted by:
amelia
Ausência congênita de um ou mais membros (Merriam-Webster), ausência congênita de braços ou pernas (Collins) ou ausência congênita dos quatro membros (Aulete).
Uma federação não governamental e voluntária de associações comerciais, sociedades profissionais e indivíduos, a ANSI organiza e publica normas nacionais.
American Standards for Testing and Materials (ASTM)
※※※ https://pubs.rsna.org/doi/full/10.1148/rg.231025136 https://www.google.com/search?q="Normas Americanas para Testes e Materiais"
ametropia
Perturbação da refração ocular, devida à má convergência dos raios luminosos na retina. O astigmatismo, a miopia, a hipermetropia são ametropias. Ant. de emetropia. (Adj.: amétrope)
(Quím.) Classe de compostos orgânicos, componentes das proteínas
※※※ http://www.aulete.com.br/aminoácido
Submitted by:
aminoacetic acid
O mesmo que glicina (ingl. glycine). Um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. É codificado pelos codões GGU, GGC, GGA e GGG.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Glicina
Submitted by:
aminoacidemia
Teor de aminoácidos livres no sangue, expresso em azoto (taxa normal média 65 mg/litro de sangue total). A aminoacidemia aumenta durante as afecções renais e hepáticas.
Grupo de antibióticos de largo espectro de ação, de absorção digestiva praticamente nula, e, por tal motivo, administrados por via parentérica, tóxicos para os rins e para o nervo auditivo. Pertencem a este grupo: estreptomicina, gentamicina, canamicina, dibecacina, amicacina, tobramicina, neomicina e framicetina.
Ausência ou debilidade do tônus muscular; atonia muscular
※※※ http://www.aulete.com.br/amiotonia
Submitted by:
amitose
Divisão do núcleo celular por simples clivagem em duas partes quase iguais sem aparecimento nem distribuição regular de cromossomos, e muitas vezes sem divisão do corpo da célula. Sin.: divisão acinética, divisão de Remak.
1. (adj.) Ref. a amnésia. 2. (adj. & subst.) Diz-se de pessoa que sofre de amnésia.
※※※ http://www.aulete.com.br/amnésico
Submitted by:
amniocentesis
1. Punção de líquido amniótico do abdome materno para diagnóstico clínico. 2. Exame, para fins de diagnóstico, de células do líquido amniótico, obtido por punção.
※※※ http://www.aulete.com.br/amniocentese
Submitted by:
amnioscope
Instrumento próprio para visualização do líquido amniótico, que se introduz pelo canal cervical uterino.
※※※ http://www.aulete.com.br/amnioscópio
Submitted by:
amnioscopy
Exame do líquido amniótico (geralmente ao final da gravidez) com emprego do amnioscópio
※※※ http://www.aulete.com.br/amnioscopia
Submitted by:
amniotic
(adj.) Que é contido pelo âmnio (líquido amniótico)
※※※ http://www.aulete.com.br/amniótico
Submitted by:
amniotic sac; bag of waters
Um dos anexos embrionários que alguns vertebrados (incluindo alguns répteis, algumas aves e alguns mamíferos) possuem durante o seu desenvolvimento embrionário. Os animais que possuem âmnio são designados amniotas.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Bolsa_amniótica
Submitted by:
amoeba
1. Nome de vários animais protozoários unicelulares do gen. Amoeba. 2. Protozoário (Entamoeba hystolitica) que parasita o intestino humano.
※※※ http://www.aulete.com.br/ameba
Submitted by:
amoebic
(adj.) 1. Ref. a ameba; AMÉBICO. 2. Em que há presença de amebas.
※※※ http://www.aulete.com.br/amebiano
Submitted by:
amoeboid
(adj.) 1. Ref. a ameba. 2. Que lembra ou se assemelha a ameba (diz-se especialmente do movimento característico das amebas e dos amebócitos).
※※※ http://www.aulete.com.br/ameboide
Submitted by:
amorphous
(adj.) 1. Que não tem forma definida. 2. Sem caráter ou natureza definida (indivíduo amorfo)
※※※ http://www.aulete.com.br/amorfo
Submitted by:
amperage
(Eletr.) Intensidade de corrente elétrica, medida em ampères: amperagem de um circuito
※※※ http://www.aulete.com.br/amperagem
Submitted by:
ampere
Unidade fundamental para intensidade de corrente elétrica, que tem como simbolo A, segundo o Sistema Internacional de Unidades.
※※※ http://www.aulete.com.br/ampere
Submitted by:
amphetamine
(Quím.) Substância (C9H13N) estimulante do sistema nervoso central, também usada como vasoconstritor, inibidor do apetite e no tratamento da depressão
※※※ http://www.aulete.com.br/anfetamina
Submitted by:
amphiarthrosis
Articulação semimóvel cujas superfícies ósseas estão unidas por tecido fibrocartilaginoso e por ligamentos periféricos. É o tipo de articulação que existe entre as vértebras. V. sínfise.
(adj. e subst.) Que vive em terra e na água (diz-se de animal ou vegetal).
※※※ http://www.aulete.com.br/anfíbio
Submitted by:
amphoric
Ressonância anfórica, som que se ouve no ato da auscultação do peito, e que é semelhante ao que se produz soprando em uma ânfora (i.e., vaso grande com duas asas assimétricas) ou bilha grande vazia.
※※※ http://www.aulete.com.br/anfórico
Submitted by:
ampicillin
Penicilina semissintética que atua também contra os bacilos Gram-negativos; administra-se por via oral.
1. Pequeno tubo fechado, de vidro ou plástico, usado para conter líquido (geralmente para injeção). 2. O conteúdo desse tubo, e.g. três ampolas de antibiótico. 3. Empola, vesícula. 4. (Anat.) Dilatação da extremidade de uma estrutura tubular, e.g. ampola retal.
※※※ http://www.aulete.com.br/ampola
Submitted by:
ampular; ampullary
(adj.) Que se assemelha a uma ampola. Por exemplo: aneurisma ampular.
Operação pela qual se corta e separa do corpo algum membro ou parte dele
※※※ http://www.aulete.com.br/amputação
amputation in contiguity
Seção praticada ao nível de uma linha intermediária articular para amputar um segmento de membro ou um membro inteiro. Sin. de desarticulação. ✰✰✰ desarticulação de Lisfranc, de Chopart.
(Anat.) Cada um dos agrupamentos de tecidos linfoide, em forma de amêndoa, situados de um e outro lado do fundo da garganta, junto à base da língua; antiade; tonsila.
※※※ http://www.aulete.com.br/amígdala
Submitted by:
amylaceous
(adj.) 1. Constituído por, ou que contém amido; e.g. alimento amiláceo. 2. Que se assemelha ao amido.
※※※ http://www.aulete.com.br/amiláceo
Submitted by:
amylase
Enzima que ativa a hidrólise do amido em maltose e dextrose. Encontra-se a alfa-amílase na saliva (ptialina) e a beta-amílase no suco pancreático. A amílase presente no sangue é, normalmente, de origem pancreática; a sua taxa aumenta nas pancreatites agudas. A sua dosagem faz-se em unidades de Wohlgemuth (WU).
(subst.) 1. (Quím.) Substância proteica insolúvel que, uma vez depositada em órgãos e tecidos, prejudica suas funções. 2. (Quím.) Substância obtida da celulose pela ação do ácido sulfúrico concentrado, a frio. (adj.) 3. Semelhante ao amido; AMILÁCEO
※※※ http://www.aulete.com.br/amiloide
Submitted by:
amyloidosis
Conjunto de afecções diversas, inflamatórias, hereditárias ou neoplásicas, caracterizadas pela acumulação nos tecidos de proteínas fibrosas (amiloide) que podem pôr em causa funções vitais. Sin. de amilose.
Substância que estimula o anabolismo, aumentando especialmente a massa muscular; também conhecido simplesmente como anabolizante. Conforme demonstrado no vídeo abaixo, o uso de anabolizantes pode estar relacionado com o transtorno dismórfico corporal (ingl. body dysmorphic disorder).
※※※ http://www.aulete.com.br/anabolizante
Submitted by:
anabolism
Processo pelo qual o organismo transforma o alimento em energia para o funcionamento e a regeneração das células; ASSIMILAÇÃO.
※※※ http://www.aulete.com.br/anabolismo
Submitted by:
anaclisis
(Psic.) Estado de dependência psíquica, de extrema necessidade de apoio.
※※※ http://www.aulete.com.br/anaclise
Submitted by:
anacrotic
(adj.) Relativo ao anacrotismo, que apresenta anacrotismo.
※※※ http://www.aulete.com.br/anacrótico
Submitted by:
anacrotism
Existência de uma ou mais elevações na onda do traçado esfigmográfico observada nos casos de insuficiência aórtica, na hipertrofia do ventriculo esquerdo (após a ligadura de uma artéria), na diminuição da velocidade da corrente sanguínea etc.
※※※ http://www.aulete.com.br/anacrotismo
anacusia
Perda parcial ou total da audição
※※※ http://www.aulete.com.br/anacusia
Submitted by:
anaerobic
(adj.) 1. Que se realiza sem consumo ou com pouco consumo de oxigênio; anaeróbico. Por exemplo: exercício anaeróbico. 2. (Biol.) Ref. aos organismos anaeróbios, e.g. respiração anaeróbia. (subst.) 3. Organismo anaeróbio.
1. Separação de um composto químico nos seus elementos. 2. Estudo de um dado fenômeno ou estrutura, com vista a isolar e identificar os seus elementos constituintes. 3. Em linguagem corrente, psicanálise. (Adj.: analítico)
(adj.) Substância capaz de produzir anafilaxia; alérgeno. Variação de anafilatógeno.
※※※ https://www.dicio.com.br/anafilactogeno/
Submitted by:
anaphylaxis
Reação imunológica do organismo a nova introdução de alguma substância estranha (antígeno), que pode levar à morte por asfixia. Sin. de choque anafilático
※※※ http://www.aulete.com.br/anafilaxia
Submitted by:
anaplasia
(Patol.) Fenômeno em que as células perdem a diferenciação e organização normais, o que ocorre na maioria dos casos de câncer; ANAPLASTIA.
※※※ http://www.aulete.com.br/anaplasia
Submitted by:
anasarca
(Patol.) Edema (inchaço) generalizado por todo o corpo, geralmente devido à retenção anormal de fluidos nos tecidos.
1. (Anat.) Comunicação ou junção anatômica entre dois vasos, nervos, fibras musculares ou quaisquer órgãos tubulares do organismo. 2. (Cir.) Ligação ou passagem entre duas estruturas tubulares ou ocas, feita por intervenção cirúrgica. 3. (Patol.) Junção anômala entre dois órgãos, duas estruturas orgânicas etc., normalmente separados. 4. Ramo vascular que põe dois vasos em comunicação
※※※ http://www.aulete.com.br/anastomose
Submitted by:
anatomical
(adj.) 1. Ref. ou próprio da anatomia. 2. Que se ajusta aos contornos do corpo humano; e.g., calçado anatômico.
※※※ http://www.aulete.com.br/anatômico
Submitted by:
anatomopathologist
(adj.) 1. Que se especializou em anatomopatologia. (subst.) 2. Médico especialista em anatomopatologia
※※※ http://www.aulete.com.br/anatomopatologista
anatomopathology
Estudo das partes do organismo, como órgãos, tecidos, células etc., alteradas por processos patológicos
※※※ http://www.aulete.com.br/anatomopatologia
Submitted by:
anatomy
1. Parte da medicina que descreve a estrutura interna e externa do corpo humano. 2. (Biol.) Estudo da estrutura de qualquer ser vivo (anatomia zoológica). 3. A estrutura de um corpo organizado ou de parte dele; e.g., anatomia do sistema nervoso. 4. Dissecação de um organismo para estudar-lhe a estrutura e a de seus tecidos
※※※ http://www.aulete.com.br/anatomia
Submitted by:
anatoxin
Preparação obtida a partir de uma toxina bacteriana (diftérica, tetânica, botulínica etc.) pela ação simultânea do formol e do calor, e que perdeu o seu poder tóxico, embora conserve as suas propriedades imunizantes. As anatoxinas empregam-se no tratamento preventivo ou na vacinação contra diversas doenças. Sin. de toxoide. (Adj.: anatóxico)
(adj.) Diz-se de músculo situado na face lateral do cúbito; ANCONEU.
※※※ http://www.aulete.com.br/ancôneo
Submitted by:
androgen
(Bioq.) Hormônio esteroide que estimula o desenvolvimento dos caracteres masculinos secundários.
※※※ http://www.aulete.com.br/androgênio
Submitted by:
androgynous
(adj.) 1. (Biol.) Diz-se de ser vivo que tem órgãos reprodutores masculinos e femininos simultaneamente; HERMAFRODITA. 2. (Por ext.) Que tem aparência e/ou comportamento sexual indefinido entre os dois sexos. (subst.) 3. Indivíduo andrógino
※※※ http://www.aulete.com.br/andrógino
Submitted by:
androgyny
1. Qualidade de andrógino. 2. (Biol.) Presença num mesmo indivíduo dos dois sexos; HERMAFRODITISMO
※※※ http://www.aulete.com.br/androginia
Submitted by:
android
(adj.) Que se assemelha ao homem ; ANTROPOIDE.
※※※ http://www.aulete.com.br/androide
Submitted by:
andropause
Termo sem significado fisiológico preciso (criado por analogia com a menopausa), que designa a parada ou a lentificação da atividade sexual no homem, devidas ao envelhecimento, e acompanhadas por certas perturbações de ordem geral (cansaço, abatimento, insônia etc.). V. climatério.
Hormônio sexual secundário isolado da urina do homem, que constitui uma das formas sob as quais a testosterona é eliminada. A sua atividade androgênica é fraca.
1. Perda ou ausência de forças, de energia; ANENERGIA. 2. (Psiq.) Enfraquecimento, diminuição da resistência psíquica (psicastenia) ou nervosa (neurastenia); ASTENIA
※※※ http://www.aulete.com.br/anergia
Submitted by:
anesthesia
1. Supressão parcial ou total da sensibilidade, provocada por doença ou por meios medicamentosos, com o objetivo de aliviar a dor ou evitá-la durante uma cirurgia. 2. Medicamento que suprime, parcial ou completamente, a sensibilidade; ANESTÉSICO.
Estudo das substâncias que produzem anestesia para fins médico-cirúrgicos, ou das técnicas de anestesia e de reanimação
※※※ http://www.aulete.com.br/anestesiologia
anesthetic
1. (adj.) Que anestesia; ANESTESIANTE. 2. (subst.) Substância que diminui ou elimina a sensibilidade à dor.
※※※ http://www.aulete.com.br/anestésico
anesthetics
Título oficial de uma especialidade médica, sancionado por um diploma de estudos especializados dedicados à anestesiologia. Na nomenclatura europeia diz-se anestesiologia-reanimação.
Cura cirúrgica de um aneurisma arterial, que consiste em abrir o saco aneurismal e seguidamente suturar pelo interior os orifícios arteriais que aí confluem. Sin. de aneurismoplastia.
1. Dor intensa e espasmódica; quadro clínico configurado por tal dor. 2. Especialmente, dor muito intensa, no peito; também conhecida por angina do peito. 3. (Otor.) Qualquer inflamação aguda na garganta ou na faringe, com dificuldade de deglutir e/ou de respirar.
※※※ http://www.aulete.com.br/angina
Submitted by:
angina pectoris
Dor torácica devida ao baixo abastecimento de oxigênio e nutrientes (isquemia) ao músculo cardíaco (miocárdio). Geralmente é devida à obstrução ou espasmos (contrações musculares involuntárias) das artérias coronárias (os vasos sanguíneos do coração).
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Angina
anginous
(adj.) 1. Ref. a ou da natureza da angina. 2. Diz-se de pessoa que sofre de angina, especialmente a do peito.
※※※ http://www.aulete.com.br/anginoso
Submitted by:
angiocardiography
Exame pelos raios X das cavidades do coração e dos grandes vasos da base após injeção de uma substância opaca aos raios X numa veia periférica ou diretamente nas cavidades cardíacas. A chapa assim obtida é um angiocardiograma. Sin. de cardioangiografia.
Larva migrans visceral frequente na Ásia do Sul e no Pacífico, devida às larvas de Angiostrongylus cantonensis, ingeridas pelas pessoas quando consomem moluscos, caranguejos e camarões de água doce insuficientemente cozidos ou saladas contaminadas por moluscos. Apresenta-se sob a forma de uma meningoencefalite de eosinófilos, de evolução em geral benigna.
Espécie de verme nemátodo (família dos Metastrongylidae), parasita do rato, cujos ovos parasitam moluscos, caranguejos e camarões de água doce. Ingeridos pelo ser humano com estes alimentos insuficientemente cozidos, os ovos originam larvas que infestam os tecidos profundos e migram para o sistema nervoso central. V. angiostronguilose.
Também conhecida por angina animi, doença de Gairdner ou angina pectoris sine dolore, é o sintoma ou a percepção do paciente de que ele está morrendo. A maioria dos casos de angor animi são encontrados em pacientes que sofrem de síndrome coronária aguda (dor no peito) tal como infarto do miocárdio (ing. myocardial infarction).
Infestação causada pelo Strongyloides estercoralis, verme nemátode com dois ciclos de vida, cuja forma parasitária vive na parede do intestino delgado humano, e a forma não parasitária, nas matérias em putrefação. Sin. de estrongiloidose (ingl. strongyloidosis) ou estrongiloidíase (strongyloidiasis).
(adj.) 1. Diz-se de paciente que, ao ser examinado, não apresenta sintomas de icterícia. 2. Diz-se de doença em que não há sinais de icterícia.
※※※ http://www.aulete.com.br/anictérico
aniline
Amina fenólica extraída do alcatrão, que serve para a fabricação de numerosos corantes (fucsina, negro de anilina etc.) e para a síntese de medicamentos (tais como a fenacetina).
Intoxicação, acidental ou profissional, pela anilina, nomeadamente por inalação, nos operários que trabalham na fabricação deste produto, o qual serve de base a numerosos corantes e medicamentos.
Átomo ou grupo de átomos com carga elétrica negativa
※※※ http://www.aulete.com.br/ânion
Submitted by:
anisakiasis
Infecção causada pela larva migrante visceral chamada Anisakis marina, que é normalmente contraída pela ingestão de peixes crus ou insuficientemente cozidos e se manifesta por perturbações digestivas agudas ou crônicas e imunoalérgicas.
Espécie de verme nemátode (família dos Ascaridídeos) cujas larvas parasitam peixes (harenques, sardinhas) e certos mamíferos marinhos. Ingeridas pelo homem, elas penetram nas paredes do tubo digestivo e provocam granulomas eosinófilos.
Contração involuntária do músculo puborretal; manifesta-se por vontade de evacuar, sem capacidade de expelir o conteúdo retal, por mais esforço que se faça. Sin. de dissinergia retoanal ou dissinergia do assoalho pélvico.
※※※ https://www.fisiocarlapereira.com/pelvica
Submitted by:
anisochromia
Desigualdade de coloração dos eritrócitos, que estão mais ou menos carregados de hemoglobina.
Desigualdade da forma dos elementos de uma população celular e, mais especificamente, desigualdade da forma dos eritrócitos, que se traduz graficamente pelo alargamento e aplanamento da curva de Price-Jones.
Glóbulo vermelho com espessura diminuída, cuja hemoglobina está presente apenas na periferia (em forma de anel). Os anulócitos são característicos das anemias hipocrômicas graves.
Variação ou desvio de uma característica, ou de uma estrutura anatômica, relativamente à normalidade. Uma anomalia pode ser congênita, genética ou adquirida.
1. Perda ou ausência de apetite; INAPETÊNCIA. 2. (Psiq.) V. anorexia nervosa.
※※※ http://www.aulete.com.br/anorexia
Submitted by:
anorexia nervosa
Síndrome neurótica, observada sobretudo em mulheres jovens, caracterizada essencialmente pela recusa de toda a alimentação, que provoca emagrecimento muito rápido e, em certos casos, caquexia.
(adj.) 1. Que sofre de anorexia. 2. Ref. a, de ou típico de anorexia; e.g. sintomas anoréxicos. (subst.) 3. Pessoa que sofre de anorexia. (No português europeu, diz-se anoréctico.)
um sistema de placas e parafusos colocados anteriormente na coluna vertebral para fixação de fraturas e luxações instáveis da coluna vertebral ou para estabilização da coluna vertebral após cirurgia.
Orifício do andar médio da base do crânio limitado pelo vértice do rochedo, corpo do esfenoide e bordo posterior da grande asa deste osso. Dá passagem à artéria carótida interna e aos nervos petrosos superficial e profundo.
A adeno-hipófise, também denominada hipófise anterior, compreende o lobo anterior da hipófise e faz parte do sistema endócrino. Ao contrário do lobo posterior,[1] o lobo anterior é genuinamente glandular, fazendo jus à raiz adeno do seu nome.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Adenoipófise
anterior sacral foramina
Orifícios ovalares abertos na face anterior do sacro, em número de quatro, alinhados de cada lado dos corpos vertebrais.
Perda da capacidade de criar novas lembranças depois de um evento causador de amnésia, levando à inabilidade parcial ou completa de recordar o passado recente.
Perturbação motora característica da doença de Parkinson, constituída por uma aceleração progressiva da marcha em passos curtos, como se o doente "estivesse a correr atrás do seu centro de gravidade". V. lateropulsão e retropulsão.
Doença pulmonar devida à inalação de poeiras de carvão pelos indivíduos expostos profissionalmente a uma atmosfera muito poluída (pneumoconiose dos mineiros).
O estudo da espécie humana em seus aspectos biológicos (origem, evolução, características distintivas, distribuição de subgrupos e variedades) e comportamentais (especialmente os referentes a costumes, técnicas e modos de vida de grupos e coletividades).
※※※ http://www.aulete.com.br/antropologia
anthropometry
Conjunto das técnicas de medição do corpo humano. (Adj.: antropométrico)
Exame realizado para conhecer a resistência dos micróbios a antibióticos e quimioterápicos
※※※ http://www.aulete.com.br/antibiograma
antibiotic
(adj. & subst.) Diz-se de substância que impede o desenvolvimento de microrganismos ou é capaz de destruí-los.
※※※ http://www.aulete.com.br/antibiótico
antibiotic beads
Um material semelhante a contas impregnadas com antibióticos para uso no tratamento de infecções ósseas e articulares. Os grânulos, tipicamente compostos de poli(metacrilato de metila), são acondicionados na área de infecção. Os antibióticos ajudam a tratar a infecção, e o material de embalagem do grânulo fornece suporte mecânico em uma área de osso em falta ou enfraquecido.
(Imun.) Proteína presente no sangue, produzida como reação à introdução de substância estranha (antígeno) no organismo; IMUNOGLOBULINA.
※※※ http://www.aulete.com.br/anticorpo
anticancer
Qualquer substância utilizada com a finalidade de destruir as células cancerosas ou de impedir a sua proliferação (antimitótico, cancerostático, citostático). Sin. de antineoplásico.
O teste de antiglobulina (também conhecido por teste de Coombs) é uma comprovação altamente sensível na qual se detecta a presença de anticorpos em pequena quantidade.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_Coombs
antihelmintic
1. (adj.) Diz-se daquilo (substância, processo ou produto) que é próprio para combater vermes, impedindo que penetrem no hospedeiro ou eliminando-os. 2. (subst.) Substância ou produto anti-helmíntico
※※※ http://www.aulete.com.br/anti-helmíntico
antihistamine
(adj. & subst.) Diz-se de medicamento que combate os efeitos da histamina e se usa especialmente no tratamento das alergias.
※※※ http://www.aulete.com.br/anti-histamínico
antimalarial
(adj. & subst.) Diz-se de medicamento ou substância que evita ou combate a malária. Sin. de antipalúdico.
※※※ http://www.aulete.com.br/antimalárico
antimetabolite
Substância de constituição muito próxima da do metabolito e suscetível de entravar o processo metabólico normal, substituindo-se a este. As sulfamidas, por exemplo, são antimetabolitos do ácido para-aminobenzoico, que é um fator de crescimento dos microrganismos. Determinados antimetabolitos são utilizados como anticancerígenos.
Anticorpos dirigidos contra macromoléculas que representam os elementos constitutivos normais do núcleo celular, ou seja: a) ácidos nucleicos: ácido ribonucleico (ARN) e desoxirribonucleico (ADN); b) proteínas, sobretudo histonas; c) nucleoproteínas, desoxirribonucleoproteínas (DNP) ou ribonucleoproteínas (RNP); d) antigênicos nucleares solúveis em soluções salinas isotônicas (ENA, ingl. Extractible Nuclear Antigens). A investigação de anticorpos antinucleares é particularmente útil no estudo das colagenoses (sobretudo lúpus eritematoso agudo disseminado). Abrev.: AAN. (ingl. ANA)
(adj. & subst.) Diz-se de substância que reduz ou elimina os efeitos da oxidação, ou que inibe as reações de oxidação removendo radicais livres derivados do oxigênio.
1. (adj.) Diz-se do medicamento e/ou da psicoterapia que se destina a tratar, combater ou evitar psicoses e surtos psicóticos (tratamento antipsicótico). 2. (subst.) Este medicamento
※※※ http://www.aulete.com.br/antipsicótico
antipyretic
é um medicamento que previne ou reduz a febre, diminuindo a temperatura corporal que está acima do normal (acima de 37°C). Sin. de febrífugo ou antifebril
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Antipirético
antipyrimid
(adj. & subst.) Medicamento anticanceroso de síntese que atua opondo-se à síntese das bases pirimídicas no organismo. O uretano e o fluorouracilo são antipirimídicos.
Sistema que preconiza o uso de antissépticos (Priberam). Segundo o prof. Sócrates Matos, antissepsia é a "redução ou inibição do crescimento microbiano em tecidos vivos, através de substâncias bacteriostáticas ou bactericidas aplicadas principalmente em superfícies cutâneas ou mucosas e em feridas infectadas".
※※※ https://dicionario.priberam.org/antissepsia
antiseptic
1. (adj.) Relativo à antissepsia. 2. (adj. & subst.) Que ou o que destrói os germes patogénicos, prevenindo ou combatendo a infecção.
※※※ https://dicionario.priberam.org/antisséptico
antiserum
(Imun.) Soro de animal imunizado que tem anticorpos capazes de criar um estado de imunização passiva.
※※※ http://www.aulete.com.br/antissoro
antispasmodic
1. (adj.) Diz-se de medicamento que elimina ou atenua os espasmos. 2. (subst.) Esse medicamento.
um termo genérico para qualquer cirurgia de articulação projetada para restaurar a função articular. Em muitos casos, um dispositivo protético é usado para substituir total ou parcialmente a articulação nativa. Uma artroplastia total envolve a substituição protética de ambos os lados de uma articulação, enquanto que uma hemiartroplastia envolve a substituição de apenas um lado de uma articulação, como uma prótese bipolar de quadril.
(Tomogr.) Artefatos são ilusões de imagem de ultrassom. Devido a vários fatores que retornam ondas sonoras, criam falsas informações sobre a imagem ultrassonográfica.
Association for the Study of Internal Fixation (ASIF)
A ASIF (conhecida em alemão como "AO", ou "Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthesefragen") foi fundada na Europa em 1958 para estudar cientificamente e promover o uso da fixação interna para o tratamento de fraturas.
A ASTM International, anteriormente conhecida como American Society for Testing and Materials, (Sociedade Americana para Testes e Materiais) é uma organização internacional de padronização que desenvolve e publica normas técnicas de consenso voluntário para uma vasta gama de materiais, produtos, sistemas e serviços. Cerca de 12.575 normas de consenso voluntário da ASTM operam a nível mundial. A sede da organização fica em West Conshohocken, Pensilvânia.
epônimo para um tipo de prótese de quadril. No passado, o termo era usado em um sentido genérico para representar qualquer implante de quadril. Austin T. Moore (1899-1963) realizou a primeira prótese metálica de quadril em 1942.
O HBsAg (também conhecido por antígeno Austrália) é o antígeno de superfície do vírus da hepatite B. A sua presença indica a infecção por hepatite B.
※※※ https://en.wikipedia.org/wiki/HBsAg
autograft
um enxerto em que o material é transferido de uma parte do corpo de uma pessoa para outra parte; por exemplo, lascas de osso retiradas da crista ilíaca sendo usadas para enxerto ósseo em cirurgia da coluna vertebral.
Uma doença autoimune é qualquer condição que tenha origem numa reação imunitária anormal em que o corpo ataca uma parte normal do seu próprio organismo (autoimunidade). Existem pelo menos 80 tipos de doenças autoimunes.
é um dispositivo que consiste em eletrodos de detecção e choque no coração ou grandes vasos e um gerador implantado na parede torácica ou abdominal. É utilizado para o monitoramento a longo prazo do ritmo cardíaco e o tratamento de emergência de arritmias ventriculares.
Sutura em que a agulha entra na pele, atravessa a incisão e sai do outro lado; então faz-se uma picada paralela à incisão e na parte superior da pele; em seguida, volta-se através da pele, atravessando o ferimento e passando novamente para a superfície. É atada ao final da sutura se for um caso de padrão interrompido. A sutura pode ser interrompida ou contínua, vertical ou horizontal, direta ou cruzada. O padrão horizontal interrompido é chamado também de sutura interrompida de quatro pontos, sutura colchoeiro ou sutura em U.
Manifestação cutânea paraneoplásica rara, geralmente associada a carcinoma de células escamosas do trato aerodigestivo superior. Também conhecida como acroqueratose paraneoplásica.
✰ Are you on any heart medication? (Você está tomando algum medicamento para o coração?)
Beall valve
um tipo de válvula protética do coração. ※※※ https://pubs.rsna.org/doi/full/10.1148/rg.231025136
beam-hardening artifact
(Tomogr.) Resulta de um aumento da energia média, e isso gera uma aparência mais brilhante dos limites do objeto metálico em comparação ao seu centro. Nas imagens adquiridas, faixas claras e escuras ficam evidentes (Beledelli, 2012; Kamburoglu et al., 2013; Abramovitch; Rice, 2014).
mais freqüentemente encontrados ao usar uma sonda linear. O fenômeno aparece na área de um plano curvo no ponto de contato de tecidos com diferentes impedâncias acústicas, que estão simultaneamente dentro do feixe de ultrassom se a largura do feixe for igual ou menor que a formação detectada (em pequenos cistos menores que a largura do feixe, este efeito não aparece). Por exemplo, se uma alça intestinal com gás estiver localizada perto da estrutura do fluido (cisto), os ecos refletidos do gás podem ser visualizados como um "sedimento falso" no cisto, ou como pseudoinclusões do tipo de septos, ou como uma duplicação do contorno. Portanto, o estudo deve ser realizado no mínimo em duas projeções e em um ângulo de 90 graus, para a aplicação de um estudo poliposicional.
Método clássico utilizado na identificação da proteína de Bence Jones monoclonal de 22–24-kD (representada pelo acrônimo BJP em inglês), que é baseada na precipitação de BJP da urina a 45–70º C (ela se converte em solução acima ou abaixo desta variação de temperatura). Embora a reação de Bence Jones confirme a presença de mieloma múltiplo, macroglobulinemia de Waldenström, CLL e amiloidose, ela é inelegante; ensaios de cadeia leve livres de soro têm maior utilidade diagnóstica que testes de urina.
um tubo intestinal colocado no duodeno ou jejuno para a realização de vários estudos radiológicos gastrointestinais, tais como duodenografia hipotônica ou enteroclise (enema elevado). O tubo é colocado com o auxílio de um fio-guia de endurecimento.
Christian Albert Theodor Billroth (1829-1894) foi um famoso cirurgião austríaco que introduziu as operações mais utilizadas para ressecção gástrica, o Billroth I e o Billroth II.
Estudo da constituição biológica da espécie humana em sua evolução pré-histórica e em suas expressões e modificações históricas, incluindo as características corporais e genéticas das diversas populações, e suas relações com os modos de vida, de comportamento e de organização coletiva. Também conhecida por antropologia física (ingl. physical anthropology).
um tipo de "pistola" de biópsia na qual um mecanismo de mola é usado para obter rapidamente amostras de tecido com uma agulha cortante. É popular para a obtenção de amostras de biópsia do núcleo histológico do fígado, rins, mama e massas no abdômen e pélvis.
um tipo de hemiartroplastia de quadril. É uma prótese de quadril que combina uma prensa de copo acetabular livre que se encaixa no acetábulo nativo. O copo acetabular articula-se com uma cabeça femoral protética e um componente de haste.
um tipo de válvula protética do coração. ※※※ https://pubs.rsna.org/doi/full/10.1148/rg.231025136
blade plate
um tipo de placa de fixação ortopédica com uma extensão angulada fixa no final da placa. A extensão é tipicamente colocada na metáfise do osso submetido à fixação por fratura.
bleaching
(Odont.) O branqueamento dentário é um procedimento médico que torna os dentes mais brancos sem os danificar.
Diagnóstico psiquiátrico que caracteriza o indivíduo com uma intensa preocupação quanto a um defeito imaginário ou mínimo em sua aparência levando a sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
O termo “mula” se refere ao indivíduo que, conscientemente ou não, transporta droga em seu corpo, geralmente para outros países. Em casos mais extremos, em orifícios, ou mesmo por meio da ingestão da droga, encapsulada ou em forma de pacotes, embrulhada com plásticos.
é um biomaterial usado para assegurar uma fixação firme das próteses articulares, como as articulações do quadril e do joelho. É feito principalmente de pó de poli(metacrilato de metila) e líquido monômero de metacrilato de metila.
O bico de papagaio, como é popularmente conhecida a osteofitose, é uma alteração óssea que surge nas vértebras da coluna que pode causar dor intensa nas costas e formigamento nos braços ou na perna.
é um dispositivo eletrônico utilizado para estimular o crescimento ósseo em casos de má cicatrização de fraturas e em casos de cirurgia extensiva da coluna vertebral. Ele consiste de um conjunto de baterias e eletrodos estimuladores ósseos introduzidos no local da fratura ou no local do enxerto ósseo para estimular a cicatrização da fratura ou a cicatrização das massas de fusão vertebral posterior. Este dispositivo pode ter uma aparência semelhante à de um estimulador da coluna vertebral, embora os dois sejam dispositivos distintamente diferentes com usos diferentes.
O mecanismo de válvula é construído através de moldagem do tecido biológico sobre um suporte de poliacetal configurando uma válvula tricúspide perfeitamente simétrica, cujo mecanismo de abertura e fechamento ocorre como resposta ao fluxo sanguíneo durante o ciclo cardíaco.
é uma forma de radioterapia em que se coloca uma fonte de radiação dentro de, ou junto à área que necessita de tratamento. A braquiterapia é utilizada normalmente como tratamento eficaz contra o cancro (câncer) do colo do útero, da próstata, da mama e da pele.
O objetivo deste procedimento é ajudar a identificar a localização precisa do tecido mamário anormal para biópsia. Isto é feito colocando um corante e às vezes um pequeno fio no ponto da anormalidade.
um tipo de cateter venoso central. Broviac é uma marca registrada da C.R. Bard, Inc. (Tewksbury, Massachusetts). Em 1973, o dr. J. W. Broviac e associados descreveram o uso de um cateter atrial de borracha de silicone para alimentação parenteral. O termo Broviac é usado por alguns genericamente para se referir a qualquer cateter venoso central residente.
um sistema de tração da pele no qual uma perna fraturada é estendida e mantida em tração por pesos, com a cama levantada no pé para permitir que o corpo aja como contrapeso.
Equipamento destinado para batoque de tampas. O ar vem por um tubo até o regulador de pressão, para ficar entre 60 Psi e 80 Psi, de acordo com a necessidade de aperto do cliente. Após passar pelo regulador de pressão, o ar comprimido vai até o equipamento onde ele é direcionado para acionar ou não o cilindro de Batoque. Ao encostar a embalagem no contato da base, o cilindro empurra um batente que pressiona a peça a ser batocada.
Destina-se ao reparo dos tendões. A maior parte do trajeto da sutura é intratendonal, cruzando o defeito através de superfícies cortadas de cada lado, em que as pontas são atadas dentro da área suturada.
uma placa de fixação ortopédica utilizada para alinhamento ósseo em vez de compressão. Tipicamente, as placas de reforço são usadas em regiões metafisárias, como a porção distal do raio ou a porção proximal da tíbia, enquanto as placas de neutralização são usadas nos eixos de ossos longos.
símbolo derivado do latim "cum", que significa "com", tal como "paciente de 51 anos c̅ história do tabagismo pesado".
cage; vertebral cage
um dispositivo usado para substituir ou apoiar um corpo vertebral destruído por tumor, infecção ou trauma. Estes também são conhecidos como um espaçador intervertebralde titânio (TIS), porque muitas vezes são feitos de titânio. Um espaçador vertebral típico tem uma estrutura cilíndrica oca e rosqueada, preenchida com enxerto ósseo, e é fixada às placas terminais vertebrais superior e inferior pelos dentes. Há muitos projetos diferentes, alguns dos quais são o espaçador Bagby and Kuslich (BAK), o espaçador Ray Threaded Fusion Cage (Ray-TFC), o espaçador Harms e o espaçador Brantigan.
(med.) um tipo de parafuso ósseo com haste lisa proximalmente e rosca grossa distalmente. É projetado para ser inserido no osso esponjoso. As roscas não devem cruzar uma linha de fratura.
Doença causada pela multiplicação incontrolável de um grupo de células, ger. em forma de tumor maligno, e que se pode espalhar pelo organismo.
※※※ http://www.aulete.com.br/câncer
candidiasis
Infecção fúngica causada por qualquer tipo do fungo Candida. Quando a doença afeta a boca é denominada candidíase oral (ingl. oral candidiasis ou, no linguajar popular, sapinho (ing. thrush).
cannulated screw
um tipo de parafuso ortopédico que tem a mesma aparência de um parafuso padrão, exceto que a haste é oca, uma característica que permite que ela seja posicionada sobre um pino-guia para uma colocação mais exata.
Originalmente apelidada "tomografia axial computadorizada / computorizada" (do inglês CAT, computed axial tomography), a tomografia computadorizada é um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma seção ou "fatia" do corpo. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X.
um tipo de cateter utilizado para acesso ao sistema venoso central, geralmente a veia cava superior ou o átrio direito. O cateter pode ser introduzido cirurgicamente ou percutaneamente, normalmente no sistema venoso subclávio ou jugular, embora rotas de acesso mais periféricas possam ser usadas. Os cateteres venosos centrais têm uma a três luminas separadas e são usados para medir a pressão venosa central, para retirar amostras de sangue, ou para administrar medicamentos e hiperalimentação. Os Drs. J. W. Broviac e R. O. Hickman e seus associados descreveram independentemente algumas das primeiras aplicações de tais cateteres, e seus nomes são frequentemente usados, de um modo geral, para se referir a um cateter venoso central residente.
compostos inorgânicos que incluem silicatos, óxidos metálicos, carbonetos e vários hidretos refratários, sulfuretos e nitretos. As cerâmicas têm coeficientes de atrito extremamente baixos, tornando-as ideais em determinados ambientes para superfícies de juntas artificiais.
qualquer tipo de desvio utilizado para tratar hidrocefalia através da drenagem do fluido do sistema ventricular do cérebro para o sistema vascular ou para uma cavidade corporal.
Auxiliares de Enfermagem Certificados (CNAs) são profissionais de saúde que prestam cuidados íntimos e práticos aos pacientes em ambientes médicos sob a supervisão de uma Enfermeira Registrada (RN), ou Enfermeira Prática Licenciada (LPN). Os CNAs auxiliam os pacientes com banhos, curativos e qualquer outra atividade básica envolvida na vida diária.
A cadeia de transmissão representa um conjunto de elementos (fonte de infecção, via de eliminação, via de transmissão, porta de entrada, susceptível) relacionados, que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis em populações animais.
refere-se a uma das primeiras próteses de quadril bem sucedidas. John Charnley (1911–1982), um cirurgião britânico, é considerado o pai da cirurgia de substituição de articulações.
um dispositivo para incutir agentes quimioterápicos em uma cavidade corporal, como o peritônio, ou em vasos que alimentam uma malignidade abdominal ou pélvica. Veja também bomba de entrega intratecal.
(Psic.) Incapacidade de recordar os primeiros anos da infância.
※※※ http://www.aulete.com.br/amnésia
chills
Chinese finger cuff suture
Também conhecida por sutura com ponto em bailarina ou sapato de bailarina. Método de fixação de um tubo de toracostomia à parede torácica em que a sutura é colocada profundamente na pele e no tecido subjacente, e as extremidades são enroladas em volta do tubo saliente num padrão espiral e amarradas.
manifesta-se por um período de tempo muito longo, mais de três meses, e pode debilitar, exigindo maior atenção por parte de quem a está sentindo. Artrite, gota e câncer são exemplos de doenças que causam esse tipo de dor.
um tipo de fístula da artéria radial distalcefálica criada cirurgicamente para um acesso vascular confiável em pacientes que necessitam de hemodiálise a longo prazo.
Sin. de idade crítica. Período da vida durante o qual se produzem no organismo certas modificações hormonais, somáticas e psíquicas que marcam para a mulher o fim da atividade genital (menopausa) e que, no homem, se manifestam por menor frequência da atividade sexual. V. andropausa. [Adj.: climatérico (ingl.climacteric)]
Clostridium difficile (C. diff) é um tipo de bactéria que pode causar colite, uma inflamação grave do cólon. As infecções por C. diff começam frequentemente depois de se ter tomado antibióticos. Por vezes pode ser fatal.
um tipo de bomba de líquido cefalorraquidiano usado para tratar a hidrocefalia. Ela pode ser reajustado de forma não invasiva para controlar a pressão do líquido cefalorraquidiano de um paciente, regulando a quantidade de drenagem do líquido. Os ajustes de pressão da válvula são ajustados por um dispositivo externo de programação colocado próximo ao crânio do paciente. Há um risco significativo de que um estudo de imagem de ressonância magnética (RM) reinicialize a pressão de abertura da válvula; portanto, os ajustes da válvula devem ser re-examinados depois que o paciente for submetido à RM.
Estado patológico caracterizado pela perda da consciência e pela ausência de reação aos estímulos externos (visuais, auditivos, olfativos, táteis etc.), conservando-se as funções respiratória e circulatória que podem, contudo, estar reduzidas ou com perturbações. Clinicamente avalia-se a profundidade do coma segundo uma escala normalizada, a escala de Glasgow. Por ordem crescente de intensidade distingue-se o coma vígil (estágio I), o coma médio (estágio II), o coma carus ou completo (estágio III) e o coma irreversível ou ultrapassado (estágio IV).
Dor intensa em forma de queimação, que persiste após lesão nervosa traumática, principalmente periférica, associada com disfunção vasomotora, sudomotora e alterações tróficas tardias. Ela também é conhecida por síndrome da dor regional complexa (SDRC) e síndrome dolorosa complexa regional (SDCR). Divide-se em Tipo I (distrofia simpático-reflexa) e Tipo II (causalgia).
uma placa de fixação de fratura ortopédica com orifícios ovais projetados para proporcionar compressão da fratura, pois parafusos excêntricos são apertados em ambos os lados da linha de fratura. As placas de compressão dinâmica são projetadas para comprimir os fragmentos da fratura em vez de simplesmente mantê-los em contato. Elas são tipicamente usadas para fraturas estáveis.
um tipo de cateter com um mecanismo para segurar a extremidade distal do cateter em uma configuração de cauda de porco trancada para evitar a remoção acidental do cateter
um cateter de acesso fabricado pela Cordis Corporation (Miami Lakes, Flórida). É basicamente uma bainha vascular de parede fina através da qual vários cateteres menores podem ser passados. Ela passou a representar genericamente qualquer tipo de bainha que permita o acesso à circulação central.
coronal suture
Sutura em que há uma linha de união entre os ossos frontal e parietal.
Sutura colchoeiro com padrão cruzado e interrompido para fechar ferimentos que estão sob muita tensão. A agulha é inserida através do tecido do ferimento, dando a volta através do tecido do outro lado, através do ferimento do lado de fora e avançando a agulha para o próximo local de sutura onde um segundo ponto é feito da mesma maneira que o primeiro. As duas extremidades são então amarradas através do ferimento de modo a criar um ponto em X.
pinça metálica articulada com pontas pontiagudas, projetada para engajar o osso parietal do crânio. São usadas para tração cervical para tratar fraturas da coluna cervical ou para estabilizar a coluna cervical para cirurgia.
Published periodically by the American Medical Association, geared towards physicians.
Cushing suture
Padrão de sutura de inversão rápido, contínuo e fácil de fazer para o fechamento externo de incisões intestinais. As picadas são tomadas paralelamente à incisão, mas a sutura não passa através da parede para o lúmen. A parte externa de cada picada de sutura cruza o ferimento.
(Citol.) A tempestade citocínica ocorre quando as citocinas, moléculas que regulam o sistema imunológico, aceleram o processo inflamatório para combater uma infecção, porém acabam agredindo o próprio corpo, desencadeando quadros que podem ser letais.
1. Sutura intestinal na qual o fio é passado apenas através da membrana mucosa. 2. União de um tendão rompido, dividindo uma das extremidades e suturando a outra extremidade na ruptura.
Nome comercial da Du Pont para a fibra de poliéster tereftalato de polietileno. Dacron é um polímero de condensação típico e foi o primeiro poliéster comercial. Algumas vezes os termos poliéster e Dacron são usados de forma intercambiável.
Diz-se de quem é ao mesmo tempo surdo e mudo. (Deaf and dumb; Deaf-mute). ✰ "Even in cases where patients are deaf and mute, and sign language can be used, communication can be faulty." (Cureus, 2020). (A comunicação pode ser falha mesmo em casos em que os pacientes são surdo-mudos, e a língua de sinais pode ser usada.)
Atenção: O termo ⚠ dumb (que também significa "burro/estúpido") deve ser evitado nesta acepção por ser pejorativo e obsoleto. Dê preferência a deaf-mute, que é mais atual e politicamente correto.
※※※
1. CUREUS. Emotional and Clinical Challenges While Dealing With a Blind-Deaf-Mute Patient. NCBI, 12 ago. 2020(8). Disponível em: http://bit.ly/3tkr3JP. Acesso em: 7 set. 2021. 2. DEAF AND DUMB. In:Blind and Deaf Idioms and Quizzes: Blind and Deaf Idioms. [S. l.]: Idiom Connection, 1997-2023. Disponível em: http://bit.ly/3n8ZZfg. Acesso em: 7 set. 2021. 3. DEAF-MUTE. In:Wikipedia. São Francisco, Califórnia: Wikimedia Foundation. Disponível em: http://bit.ly/3l4S14a0. Acesso em: 7 set. 2021.
decrease in urine volume
dementia
dental amalgam
uma amálgama de prata, estanho e mercúrio utilizada em aplicações odontológicas para preenchimento de cáries. Também pode conter baixas concentrações de cobre e zinco.
Na raspagem dental, também conhecida como alisamento dental, o profissional de saúde irá raspar a superfície do dente, dando uma especial atenção às manchas localizadas perto da gengiva. A raspagem dentária garante que será retirada todas as manchas, restos de alimentos, placas bacterianas e outros problemas que podem ser piorados caso não haja cuidados necessários.
※※※ http://www.drdents.com.br/raspagem-no-dente/
denture
Denver shunt
desvio ou deslocamento pleuroperitoneal utilizado em pacientes com derrame pleural intratável.
Aptidão natural para executar rápida e alternadamente movimentos opostos, como a pronação e a supinação do antebraço. Esta função encontra-se perturbada no caso de certas doenças nervosas, particularmente nas afecções do cerebelo. Oposto de adiadococinesia
Incapacidade de construir uma memória a longo prazo devido ao uso de tecnologias digitais. Segundo pesquisa feita no Reino Unido, o uso cada vez maior de tecnologias digitais está prejudicando ativamente a nossa capacidade de memorização.
refere-se a uma das placas gráficas de vídeo fabricadas pela Dome Imaging Systems (Waltham, Massachusetts). As placas Dome são frequentemente usadas em sistemas PACS. O termo se refere genericamente a qualquer sistema gráfico de alto desempenho.
Também conhecida por sutura vertical em U, ela possibilita uma aposição completa e precisa das bordas, com leve eversão após a confecção dos nós. A primeira passagem da agulha é feita a uma distância maior do que 0,5 cm da borda e a segunda passa a 2 ou 3 mm da borda.
um termo epônimo para descrever a aparente mudança na frequência de uma forma de onda, como luz ou som, sempre que a fonte de onda e um observador estão em movimento em relação um ao outro. Se a fonte e o observador estão se movendo juntos, a frequência observada é maior do que a frequência emitida. Se eles estão se movendo separadamente, a frequência observada é menor do que a frequência emitida. Um exemplo importante deste último caso é o "deslocamento vermelho" da luz visível e outras radiações eletromagnéticas de galáxias distantes, que estão recuando de nossa própria galáxia, a Via Láctea, por causa da expansão do universo. O fenômeno Doppler é usado em muitas aplicações médicas, como o ultrassom Doppler colorido. O fenômeno tem o nome de Christian Doppler (1803-1853), um físico e matemático austríaco que o descreveu pela primeira vez.
um grampo ortopédico longo e delgado para ancorar ligamentos e tendões aos ossos. É mais comumente usado como parte de um reparo para deslocamentos recorrentes do ombro anterior.
O mesmo que parafuso de quadril dinâmico, é um parafuso (e dispositivo de placa de pregos deslizante) que faz parte de um sistema de fixação para tratar as fraturas intertrocantéricas.
O mesmo que parafuso de compressão dinâmica, é um parafuso (e dispositivo de placa de pregos deslizante) que faz parte de um sistema de fixação para tratar as fraturas intertrocantéricas.
Desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Discalculia
dyslexia
Perturbação da capacidade de leitura, que se traduz por erros, omissões, inversão de letras, de sílabas ou de números, observada nas crianças em idade de aprender a ler, que, de resto, não apresentam qualquer perturbação susceptível de explicar este estado (com visão, audição, capacidades intelectuais normais). Também conhecida como transtorno da leitura.
(Tomogr.) Quando o feixe de ultrassom é movido através do tecido e é enfraquecido, o aparelho pode compensar esta atenuação aumentando a intensidade dos ecos de retorno das estruturas que estão distantes. Isto pode acontecer quando o feixe passa por órgãos com líquidos, que contrasta marcadamente com o tecido vizinho. Este fenômeno é bastante útil para o diagnóstico ultrassonográfico, pois ajuda a diferenciar as estruturas preenchidas com líquido das estruturas sólidas, devido às diferentes atenuações de som (Nyland & Mattoon, 2004; Kealy & McAllister, 2005).
(Tomogr.) Quando as ondas ultrassônicas passam pelos tecidos, ocorre sua atenuação (atenuação), cujo grau depende da homogeneidade da estrutura e do tipo de tecido. Se o tecido for uniforme, a atenuação será expressa de maneira uniforme em toda a largura da fatia de eco.
A eletroforese é uma técnica de separação que se baseia no princípio de migração de íons em um campo elétrico. Constitui uma técnica laboratorial importante e em amplo crescimento, atualização e pedidos de patentes, pois permite a separação analítica de moléculas sintéticas e biológicas, podendo segregar até moléculas praticamente iguais como são os tipos de ácidos de 18 carbonos presentes no azeite de oliva.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletroforese
emergency appointment
emmetropia
Estado normal do poder de refração do olho (desde que este não seja míope, presbita, hipermétrope ou astigmata). Nota: Não confundir com ametropia. (Adj.: emétrope)
Presença ectópica, fora da mucosa uterina, de tecido endométrico. Pode localizar-se na parte mais profunda do músculo uterino, num órgão pélvico (e.g., trompa, ovário, reto) ou numa parte mais afastada (e.g., tubo digestivo). Sin. de adenomioso
às vezes aplicado a uma prótese de quadril que consiste em uma única peça: uma haste prensada com uma bola que combina com o diâmetro do acetábulo nativo.
(Tomogr.) Em uma avaliação ultrassonográfica, o reforço acústico posterior aparece como uma área de claridade intensificada (Nyland & Mattoon, 2004). O som ao passar por tecidos sólidos é gradualmente enfraquecido.
Síndrome hemolítica congênita provocada por uma incompatibilidade dos tipos sanguíneos Rhesus entre a mãe e a criança. Se a mãe for Rh-, o pai Rh+ e o feto Rh+, aparecem aglutininas anti-Rh no sangue da mãe e, por via transplacentária, estas aglutinam os eritrócitos do feto. Em geral o primeiro filho é normal e a eritroblastose só se manifesta a partir da segunda gravidez, mas com crescente gravidade. As suas manifestações principais são a icterícia, a anemia e os edemas generalizados; nas formas graves aparecem complicações neurológicas tardias devidas à fixação nos núcleos cinzentos do cérebro de bilirrubina proveniente da destruição da hemoglobina (icterícia nuclear, kernicterus). Sin. de anemia eritroblástica do recém-nascido, doença hemolítica do recém-nascido.
Célula do sangue dos vertebrados, rica em hemoglobina, cuja função principal é o transporte de oxigênio, e que na espécie humana e nos demais mamíferos não possui núcleo; GLÓBULO VERMELHO; HEMÁCIA
Doença digestiva em que os ácidos que estão no estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. São várias as causas, vão desde alimentação à postura e sintomas, como queimação e mal estar.
※※※ https://youtu.be/LHb7v8ci-Nw
esophageal stent
um stent usado no esôfago para atravessar tumores ou strictures
Também conhecida como angiokeratoma corporis diffusum. Doença hereditária ligada ao sexo, típica do homem, devida a uma perturbação do metabolismo dos glicoesfingolípidos por déficit da enzima alfa-galactosidase, cuja consequência é uma acumulação de glicolípidos nas células endoteliais (rins, coração, sistema nervoso) e desenvolvimento de angioqueratomas cutâneos na parte inferior do corpo. (Johannes Fabry, dermatologista alemão, 1860-1930)
(Tomogr.) O fluxo é chamado de "falso" porque o mapeamento de cores é determinado não do sangue em movimento no vaso (fluxo "verdadeiro"), mas do movimento real de outros fluidos devido a influências externas: ascítico, amniótico, líquido em um cisto ou abscesso, bem como a ejeção de urina pela boca do ureter na cavidade da bexiga. A saturação de cor é mais pronunciada em líquidos não homogêneos que contêm detritos, suspensão de pigmento, sangue lisado e pequenas bolhas de gás. Reduzir a potência do sinal de ultrassom pode reduzir a gravidade desse artefato.
Uma fileira de pinos cirúrgicos são colocados através de ambas as bordas do ferimento, e o material de sutura é trançado de um lado para o outro, como um cadarço de sapato.
fine needle aspiration (FNA), fine needle aspiration cytology (FNAC), fine needle aspiration biopsy (FNAB)
um procedimento popular no qual uma pequena agulha, tipicamente de calibre 20-23, é introduzida em uma lesão e algumas poucas células são aspiradas para exame citológico.
O principal objetivo dos primeiros socorros é realizar o atendimento inicial de emergência que pode preparar o mesmo para um atendimento especializado.
uma escala comum utilizada para denotar o diâmetro dos cateteres, tubos e sons. Cada unidade francesa tem aproximadamente 0,33 mm de diâmetro; portanto, 18 unidades francesas equivalem a um diâmetro de 6 mm.
full metal case (FMC), full metal jacket, ball bullet
O projétil tem um revestimento de cobre, náilon ou outro material que deslize pelo cano da arma melhor que o chumbo. Os projéteis com revestimento de metal penetram normalmente pelo menos 10 cm antes de se desviar. Com este tipo de projétil, uma grande cavidade temporária se forma somente após um desvio significativo. Nos termos da Convenção de Haia de 1899, o revestimento de um projétil militar deve cobrir completamente sua ponta.
Tipo de sutura interrompida, que é inserida rapidamente e utilizada para fechar uma anastomose intestinal com uma camada de pontos. A sutura vai da superfície serosa para a mucosa, de volta para a mucosa do mesmo lado da incisão e para fora no meio da superfície de corte para ser aproximada, através da incisão na borda oposta da ferida, para baixo no lúmen do intestino, de volta à mucosa e através da parede até a superfície serosa, e é amarrada com a ponta da sutura através da incisão.
Qualquer anomalia quantitativa ou qualitativa das imunoglobulinas plasmáticas, tais como agamaglobulinemia, hiperglobulinemia, macroglobulinemia. Sin. de disglobulinemia, gamaglobulinopatia, imunoglobulinpatia, paraproteinemia. (Adj.: gamapático.)
um tubo colocado por meio de cirurgia, procedimento percutâneo ou endoscopicamente no estômago através da parede abdominal anterior e utilizado para a administração de alimentos a longo prazo.
marca registrada; um material gelatinoso absorvível utilizado para hemostasia. Pode ser aplicado diretamente em uma ferida ou injetado intravascularmente.
As tarefas rotineiras de um clínico geral envolvem, além de diagnósticos e tratamentos, o acompanhamento da evolução do paciente. Esse profissional pode lidar com casos de diabetes, doenças cardíacas em estágios iniciais, algumas infecções, alergias, casos de gastrite e refluxo, doenças de pele mais comuns, entre outros problemas. Ainda, ele realiza avaliações médicas, atua na prevenção de doenças e analisa os “check-ups” e exames de rotina.
As tarefas rotineiras de um médico generalista envolvem a realização de diagnósticos, o pedido e interpretação de exames e prescrição de tratamentos. Normalmente, o generalista exerce sua profissão em atendimentos de pronto-socorro, na “porta de entrada” da saúde.
O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV).
um tipo de artefato tomográfico computadorizado visto nas bordas dos tecidos com atenuação diferente, como a junção da cúpula do fígado e a base do pulmão.
um tipo de stent metálico autoexpansível composto de aço inoxidável redondo. É utilizado nos sistemas vascular e biliar para reforçar as áreas de estreitamento ou obstrução.
um artefato de frequência produzido por ressonância magnética que é semelhante aos artefatos de deslocamento químico e magnéticos. Os artefatos de Gibbs são linhas brilhantes ou escuras paralelas às bordas de mudanças abruptas de intensidade de sinal. Um artefato de Gibbs pode, por exemplo, simular uma siringe (cavidade siringomiélica) na medula espinhal cervical. O artefato de Gibbs é pior em imagens de ressonância magnética de matriz grosseira (como 128 × 128). Josiah W. Gibbs (1839-1903) foi um distinto físico e químico estadunidense.
marca registrada; é um tipo de bala pré-fragmentada que consiste em centenas de pelotas de tiro com calibre 12 disparadas em um copo de cobre com uma tampa não radiopaca de fibra de vidro Teflon.
refere-se a uma dor severa, intensa, constante. ※※※ https://www.yourdictionary.com/gnawing https://puromd.com/vomito-bile-causas-de-amarelo-para-verde-vomito-bilioso/
uma marca registrada de W. L. Gore (Elkton, Maryland). É um polímero de fluorcarbono, quimicamente semelhante ao teflon (politetrafluoroetileno). A Gore-Tex é mais conhecida por seu uso em roupas esportivas, mas também tem sido utilizada na produção de ligamentos sintéticos e outros dispositivos médicos.
é uma doença inflamatória que acomete sobretudo as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia).
drenos cirúrgicos que dependem da gravidade e da dinâmica de tensão de fluidos para drenar fluidos dos leitos cirúrgicos e ajudar na aproximação dos tecidos e na cicatrização de feridas.
um tipo especializado de cateter venoso central com uma válvula de três posições perto de sua ponta. A válvula permite que o fluido entre e saia do cateter, mas permanece fechada quando o cateter não está em uso. Este tipo de cateter não requer fixação ou lavagem de rotina com uma solução de heparina para mantê-lo livre de coágulos de sangue. Ele requer uma lavagem com solução salina normal de 0,9% periodicamente.
um tipo de pinça interlaminar para fixação da coluna cervical posterior. As pinças Halifax são geralmente usadas para estabilizar um único nível e são utilizadas em combinação com enxerto ósseo.
um dispositivo externo de imobilização cervical utilizado para fraturas e deslocamentos instáveis. Um anel metálico (o halo) é fixado à mesa externa do crânio com parafusos. O halo é conectado a uma estrutura torácica feita de plástico ou de fibra de vidro acolchoado por meio de hastes metálicas (escoras).
Padrão de sutura interrompido mais útil na sutura de tecidos friáveis. A agulha é passada para dentro e para fora da pele em um lado da incisão, depois através da incisão, e a sutura é repetida do outro lado. Um passe é feito em ângulos retos para a sutura e, em seguida, há uma repetição do ponto feito através da incisão e as duas extremidades são amarradas.
(med.) (Health condition). ✰ "The surgery was a great success and his health condition has improved drastically." (PCRF). (A cirurgia foi um grande êxito e seu estado de saúde melhorou drasticamente.)
※※※
1. HEALTH CONDITION. In:DeepL Translator. Colônia, Alemanha: DeepL SE, [s.d.]. Disponível em: http://bit.ly/3oiwxDy. Acesso em: 2 fev. 2022. 2. PCRF. Omar Receives Surgery Through The OTS Program. Palestine Children's Relief Fund. Disponível em: http://bit.ly/3gkaDLy. Acesso em: 2 fev. 2022.
Health Level Seven International
Fundada em 1987, a Health Level Seven International (HL7) é uma organização sem fins lucrativos, acreditada pela ANSI, que desenvolve normas dedicadas a fornecer um quadro abrangente e normas relacionadas para o intercâmbio, integração, compartilhamento e recuperação de informações de saúde eletrônicas que apoiam a prática clínica e a gestão, prestação e avaliação de serviços de saúde.
※※※ https://www.hl7.org/index.cfm
health screening
Também conhecido como rastreamento ou screening, é a utilização de exames para detectar uma doença em pessoas assintomáticas. A premissa do rastreamento é que a doença seria identificada antes dos sintomas (fase preclínica ou subclínica), possibilitando começar o tratamento nas fases iniciais da doença com objetivo de aumentar as chances de cura.
ocorre quando o coração não recebe oxigênio. O ataque cardíaco é conhecido cientificamente como infarto do miocárdio.
heart failure
A insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, ocorre quando o coração não bombeia sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. Como resultado, fluidos podem se acumular nas pernas, pulmões e em outros tecidos corporais.
Sensação de ardência no esôfago causada por excesso de acidez no estômago; PIROSE.
※※※ https://www.aulete.com.br/azia
heavy hand (of a dentist)
Diz-se da mão cujo contato incomoda por ser abrutalhada e sem controle da força aplicada; mão desajeitada. (Mão). ✰ "The dentist has a heavy hand and is unconcerned with the patient's comfort level."
(Danielle V. apud Boulder). (O dentista tem uma mão pesada e não se preocupa com o nível de conforto do paciente.)
※※※
1. BOULDER Dental Center. Yelp. Disponível em: https://t.ly/N_npw. Acesso em: 21 jul. 2023. 2. MÃO. In: AULETE, Francisco J. Caldas et al.Aulete Digital. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital ltda., [2006?]. Disponível em: https://n9.cl/63q8r. Acesso em: 21 jul. 2023.
hemiarthroplasty
uma artroplastia que envolve apenas um lado de uma articulação.
O acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH) se caracteriza pelo sangramento em uma parte do cérebro, em consequência do rompimento de um vaso sanguíneo. Pode ocorrer para dentro do cérebro ou tronco cerebral (acidente vascular cerebral hemorrágico intraparenquimatoso) ou para dentro das meninges (hemorragia subaracnóidea).
A hepatite C é uma infecção do fígado causada pelo vírus da hepatite C. A hepatite C pode variar desde uma doença leve que dura algumas semanas até uma doença grave e de longa duração. A hepatite C é frequentemente descrita como "aguda", o que significa uma nova infecção, ou "crônica", o que significa uma infecção a longo prazo.
※※※ https://www.cdc.gov/hepatitis/hcv/cfaq.htm
Herbert screw
um parafuso ortopédico modificado que foi originalmente desenvolvido para a fixação de fraturas do escafoide. É canulado e tem roscas em ambas as extremidades e uma haste central sem rosca. O filete das roscas é diferente em cada extremidade, o que atrai os fragmentos de fratura à medida que o parafuso está sendo colocado.
um tipo de cateter venoso central introduzido pelo dr. R. O. Hickman. É um nome comercial da C. R. Bard, Inc. (Tewksbury, Massachussets), frequentemente usado como um termo genérico para qualquer cateter venoso central.
Amina derivada da histidina, de fórmula C3HoN_, estimulante das secreções salivar, gástrica e pancreática, e dilator dos capilares.
※※※ http://www.aulete.com.br/histamina
HIV diagnostics
O HIV (ou VIH em português europeu) é o vírus da imunodeficiência humana, causador da síndrome da imunodeficiência adquirida, conhecida como SIDA em Portugal ou AIDS no Brasil e nos países de língua inglesa.
projétil com ponta oca e riscos na parte de fora. Quando ele encontra um objeto aquoso ou gelatinoso como um órgão animal, abre como se fosse uma flor, fazendo uma verdadeira cratera dentro do alvo. O dano é tão grande que seu uso é proibido em guerras.
Doença parasitária provocada por vermes nemátodos (ancilostomas) que se fixam em grande número na mucosa duodenal e jejunal. Complica-se muitas vezes com <a href="anemia dos mineiros, porque os parasitas vivem habitualmente nas terras em que se pratica a mineração. Sin. de ancilostomose, amarelão, necatoríase, ou doença do jeca tatu.
O DIU (dispositivo intrauterino) é um método anticoncepctional. O dispositivo é colocado por um médico no útero da paciente. O DIU hormonal libera um hormônio dentro do útero. Além do efeito contraceptivo, o hormônio pode apresentar outros efeitos, como reduzir o fluxo menstrual.
O vírus do papiloma humano (HPV) é responsável por um elevado número de infeções que, na maioria, das vezes não apresentam sintomas e são de regressão espontânea. Esta é uma das infeções de transmissão sexual mais comuns a nível mundial. O vírus do papiloma humano engloba mais de 200 vírus relacionados. Os tipos de HPV transmitidos sexualmente enquadram-se em duas categorias: HPV de baixo risco HPV de alto risco.
Este projétil de calibre .45 frequentemente produz fragmentos característicos quando deforma os tecidos do corpo. Ele tem uma ponta oca e um poste no centro. Um revestimento de cobre forma o aro da ponta do projétil.
um constituinte inorgânico fundamental da matriz óssea e dos dentes. Ele contém cálcio, fosfato e íons de hidroxila e é normalmente encontrado em forma cristalina com uma configuração específica de malha. A hidroxilapatita também pode ser fabricada como um material cerâmico bioativo, que formará ligações químicas com o osso.
Particularidade de certos anticorpos de terem uma especificidade antigênica variável segundo os antigênios com que se combinam e conforme os indivíduos que os elaboraram. V. alotipia.
usado com mais frequência em ambientes reconstrutivos para alongar membros, transportar segmentos ósseos e corrigir deformidades angulares. Esta técnica foi desenvolvida por Gavriil Abramovich Ilizarov (1921-1992) através de muitos anos de trabalho duro e experimentação sob condições difíceis em um hospital siberiano isolado durante as décadas de 1940 e 1950.
qualquer dispositivo para imobilizar um paciente para que um procedimento possa ser realizado. Exemplos típicos incluem um suporte de cabeça para estudos tomográficos computadorizados do crânio e um dispositivo Pigg-O-Stat para imobilizar uma criança para radiografia torácica.
A síndrome do impacto do ombro acontece quando o espaço que existe entre o acrômio e o manguito rotador (conjunto de quatro tendões) com a bursa (membrana que funciona como amortecedor e lubrificante para diminuir o atrito entre o tendão e o osso) fica mais estreito, causando irritação e inflamação nessas estruturas.
teste utilizado para determinar o tempo de coagulação do sangue. ※※※ https://www.healthdirect.gov.au/international-normalised-ratio-INR-test
International Organization for Standardization (ISO)
Também conhecida como "Organização Mundial para Padronização", a ISO foi formada depois da Segunda Guerra Mundial para coordenar equipamentos e, mais tarde, padrões de software a nível mundial.
qualquer tipo de tubo usado para descomprimir o estômago ou intestino grosso ou delgado, para obter amostras de fluido ou para fornecer uma via de acesso para a nutrição do paciente.
utilizado para apoiar a circulação após cirurgia cardíaca ou infarto agudo do miocárdio até que o coração recupere a função adequada por si mesmo. O balão está situado na aorta descendente, logo abaixo do arco. Ele enche durante a diástole e esvazia durante a sístole, auxiliando assim o fluxo de sangue para as artérias coronárias durante a diástole e a circulação sistêmica durante a sístole.
utilizado para apoiar a circulação após cirurgia cardíaca ou infarto agudo do miocárdio até que o coração recupere a função adequada por si mesmo. O balão está situado na aorta descendente, logo abaixo do arco. Ele enche durante a diástole e esvazia durante a sístole, auxiliando assim o fluxo de sangue para as artérias coronárias durante a diástole e a circulação sistêmica durante a sístole.
dispositivo que consiste em uma bomba a bateria colocada em uma bolsa subcutânea e conectada a um cateter situado no espaço subaracnoideo espinhal. É utilizado para a entrega de um volume cuidadosamente controlado de medicamentos à medula espinhal e às raízes nervosas. O medicamento pode ser um agente quimioterápico ou um analgésico, dependendo da condição do paciente. A bomba pode ser enchida novamente através de uma agulha inserida em uma porta de acesso na bomba, que fica logo abaixo da pele. As bombas de infusão quimioterápica têm um design semelhante e podem ser usadas para introduzir agentes quimioterápicos em diversos locais, como a cavidade peritoneal ou a vasculatura que alimenta uma malignidade abdominal ou pélvica.
Sutura em que se viram as bordas da incisão para dentro de modo que as superfícies expostas, geralmente serosas, entrem em contato umas com as outras e as bordas da incisão sejam enterradas. Usada no fechamento de vísceras ocas como o estômago, útero, intestino ou cepos viscerais. Inclui os padrões de sutura de Connell, Cushing, Halsted, Lembert e Parker-Kerr.
um tipo comum de intoxicação em crianças, que são altamente sensíveis a compostos de ferro. A intoxicação por ferro é um grande problema na faixa etária pediátrica porque os medicamentos que contêm ferro são tão amplamente utilizados, e os adultos normalmente não apreciam a potencial toxicidade dos comprimidos de ferro.
Parada ou insuficiência do fornecimento de sangue a um tecido ou a um órgão. Pode ser devida a vasoconstrição, a obstrução ou compressão arteriais. (Adj.: isquêmico)
O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria.
um dispositivo biventricular de acionamento pneumático, inventado na Universidade de Utah. Substitui completamente o coração nativo dentro do saco pericárdico.
Afecção caracterizada por amarelidão anormal na pele, na esclerótica e na urina, devida à deposição da bílirrubina nos diversos tecidos do corpo e à mistura desta com o sangue.
※※※ http://www.aulete.com.br/icterícia
jejunostomy tube
um tubo colocado cirurgicamente ou percutaneamente no jejuno através da parede abdominal anterior e utilizado para a administração de alimentos a longo prazo.
Também conhecida como comichão / coceira / micose na virilha. A causa mais comum deste problema é a tinea cruris, uma infecção da pele causada por algumas espécies de fungo. Outras causas são: dermatite seborreica, dermatite eczematosa e neurodermite.
exatamente o que eu queria ou necessitava. ✰ "A nice hot bath was just what the doctor ordered after my long day at work" (ALTA Lang). (Um bom banho quente era justamente o que eu precisava depois de um longo dia de trabalho.)
※※※ 1. Medical and Health Idioms, s.v. "just what the doctor ordered," Idiom Connection, acesso em 1º de fevereiro de 2022, http://bit.ly/33V6MlT. 2. What Does Just What The Doctor Ordered Mean?, Writing Explained, acesso em 1º de fevereiro de 2022, http://bit.ly/3s16mlC.
Kaneda device
um dispositivo de fixação espinal concebido para facilitar o tratamento de lesões toracolombares numa só fase.
um fio normalmente utilizado para fixação de fragmentos de fratura durante a redução da fratura e tração esquelética. O fio K tornou-se um termo genérico para qualquer tipo de fio ou pino de fixação de fratura. O fio de Kirschner foi desenvolvido por Martin Kirschner (1879-1942), um cirurgião alemão, que introduziu o uso da tração esquelética com fio em 1909.
um tipo de prego intramedular para a fixação de fraturas. O primeiro uso prático de "hastes" e "pregos" para tratar fraturas ósseas longas foi realizado por Gerhard Kuntscher (1900-1972) em 1940, enquanto ele servia no exército alemão.
1. Dificuldade experimentada pelos parkinsônicos em se manterem em equilíbrio após um passo dado lateralmente. V. anteropulsão e retropulsão. 2. Tendência para se desviar lateralmente, durante a marcha, ou para pender de lado, observada nas lesões do labirinto do ouvido interno.
De acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, originalmente conhecido como "Communicable Disease Center (CDC)", ou seja, Centro de Doenças Transmissíveis, as três causas principais de morte nos Estados Unidos são:
Número de mortes entre parênteses; os dados são de 2018.
※※※ https://www.cdc.gov/nchs/fastats/deaths.htm
learning disability
Transtornos de aprendizagem podem ser considerados como uma inabilidade específica que esteja ligada às habilidades mencionadas acima (escrita, leitura, matemática), em alunos que apresentam resultados aquém do esperado para o nível de escolaridade, desenvolvimento e capacidade cognitiva.
left ventricular assist device (LVAD); ventricular assist device (VAD)
um dispositivo usado para assistir o coração em sua função de batimento [e circulação] do sangue. Os VADs podem ser monoventriculares ou biventriculares. Por exemplo, o dispositivo da Novacor é uma bomba elétrica implantável que transporta o sangue por um conduíte de Dracon do ápice do ventrículo esquerdo, bombeando-o através de outro conduíte de Dacron para a aorta.
um tipo de artefato radiográfico computorizado. As porções inferiores e exteriores de uma imagem parecem escurecidas em relação ao resto da imagem devido à radiação retrodifundida que entra na placa de imagem fotoestimulável de fósforo do leito do paciente ou de outro objeto.
tipos de válvulas cardíacas protéticas desenvolvidas sob a tutela de C. Walton Lillehei (1918-1999). Lillehei é conhecido como o pai da cirurgia de coração aberto pelo seu trabalho pioneiro no desenvolvimento de técnicas de cirurgia de coração aberto, válvulas artificiais e marcapassos cardíacos. Em 1955, Richard A. DeWall e Lillehei desenvolveram o primeiro aparelho coração-pulmão artificial.
Ëxample sentence: With its innovative cartridge technology and exclusive "load and go" capability, the GeneXpert Infinity provides maximum flexibility during In Vitro diagnostic use. (Com sua tecnologia de cartucho inovadora, e facilidade exclusiva de "carregamento e uso", o [sistema] GeneXpert Infinity proporciona a máxima flexibilidade durante o uso diagnóstico in vitro.) ※※※ http://punchout.medline.com/product/GeneXpert-Infinity-80-by-Cepheid/Computers/Z05-PF149729
locking-loop suture
Sutura de tensão usada para aposição de extremidades do tendão que tenham sido decepadas.
um sistema de fixação ortopédica usado para cirurgia da coluna vertebral. Ele proporciona estabilização segmental posterior da coluna lombar ou torácica através de fios sublaminares para ancorar as hastes.
Micose produzida por madurelas, um tipo de fungos.
※※※ http://www.aulete.com.br/maduromicose
Maglinte tube
um tubo intestinal colocado no duodeno ou jejuno para realizar uma enteróclise. Este tubo tem um balão expansível que é utilizado para ocluir o lúmen intestinal, evitando o refluxo de fluidos para o estômago.
Técnica de imagem médica usada em radiologia para formar imagens da anatomia e dos processos fisiológicos do corpo, tanto na saúde como na doença. Os escaneadores de MRI usam campos magnéticos fortes, ondas de rádio e gradientes de campo para gerar imagens dos órgãos no corpo.
uma forma de artefato de deslocamento químico em que os artefatos podem ser atribuíveis não a uma diferença nas precessões de frequência de gordura e água, mas às suscetibilidades magnéticas de diferentes materiais, à falta de homogeneidade no campo estático, à presença de materiais magnéticos, ou a todos os três. Os artefatos magnéticos são projetados ao longo do eixo de codificação de frequência e podem ter aparência de cauda de cometa, dependendo da forma da não homogeneidade magnética.
Sin. de idade crítica. Parada da função ovárica que ocorre por volta dos 50 anos e após a qual deixam de existir a ovulação, a fecundação e a menstruação. A menopausa corresponde à cessação dos períodos menstruais e representa mais ou menos uma data. (Adj.: menopáusico.) V. climatério.
(Vet.) O aço inoxidável é usado universalmente. Há também dispositivos especiais de metal, incluindo clipes Michel, grampos da pele e grampos para o reparo intestinal.
um polímero acrílico utilizado numa variedade de próteses. Polimetilmetacrilato ou metacrilato são os termos mais utilizados para descrever o PMMA, embora sejam menos quimicamente corretos.
methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA); MRSA Super bug
O Staphylococcus aureus resistente à meticilina, também conhecido pela sigla ORSA (do inglês Oxacillin-resistant Staphylococcus aureus), é uma bactéria que se tornou resistente a vários antibióticos - primeiramente à penicilina, em 1947, e, logo depois, à meticilina.
uma ortose externa utilizada para estabilizar ou corrigir deformidades vertebrais em pacientes esqueleticamente imaturos. É também conhecida como órtese cervico-torácico-lumbo-sacral ou CTLSO na sigla inglesa.
(Tomogr.) Ocorre na junção de tecidos com uma interface altamente refletora. Os ecos voltam ao transdutor e são refletidos de volta para o tecido. Nesse momento, quando o aparelho interpreta os ecos, estes estão duas vezes mais distantes na exposição se comparados à imagem original. O resultado é a exibição em forma de imagem em espelho (Kealy & McAllister, 2005; Drost, 2007).
O termo diagnóstico molecular é utilizado de diferentes formas. Em sentido mais amplo poderá ser definido como o conjunto de métodos analíticos utilizados em laboratório com o intuito de analisar amostras obtidas de doentes nomeadamente a presença e/ou quantidade de moléculas ou sua função. Esta perspectiva é coincidente, em parte, com a (bio)química clínica. Em sentido mais restrito, o termo diagnóstico molecular poderá ser utilizado como sinónimo de diagnóstico genético e refere-se aos métodos que poderão ser utilizados para determinar as alterações moleculares na informação genética (sequenciação de DNA), a interpretação desta informação (expressão genética) ao nível molecular (DNA, mRNA e proteínas).
É uma infecção genital causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis. Sua transmissão ocorre por meio das relações sexuais ou contato íntimo com secreções de uma pessoa contaminada. Pode ser transmitida por mulher/homem e mulher/mulher. Em geral, afeta mais as mulheres.
(Tomogr.) A reflexão é semelhante à imagem espelho, sendo causada por reflexões múltiplas. O pulso sonoro forte ao entrar em contato com uma superfície de pouca reflexão (ex: parede posterior da bexiga) pode ressaltar e voltar para o transdutor, dando a aparência de que a estrutura está localizada mais profundamente... (Aldrich, 2007).
Tipo de doença causada pela presença de fungos na pele, que gera coceira, vermelhidão e descamação e pode atingir qualquer região do corpo, sendo mais frequente no verão, pois o calor e o suor favorecem a multiplicação dos fungos que habitam a pele, causando a infecção.
uma placa de fixação ortopédica utilizada com parafusos interfragmentários para proteger a fixação dos parafusos, neutralizando várias tensões mecânicas no local da fratura. As placas de neutralização são normalmente utilizadas no eixo de ossos longos. Elas estabilizam os fragmentos ósseos, mas não comprimem os ossos juntos, ao contrário das placas de compressão dinâmica.
Embora filtro de nitinol seja a forma mais comumente encontrada; é aconselhável dizer "filtro Nitinol" ou "filtro Simon Nitinol" por ser uma marca registrada. O Nitinol é um tipo de filtro de veia cava inferior utilizado para evitar a propagação do coágulo para os pulmões.
(abrev.) comumente rabiscada na frente de envelopes de radiografia por radiologistas ocupados. Significa "nenhuma mudança em relação ao exame anterior".
um substituto do enxerto ósseo que é uma marca registrada da Norian Corporation (Cupertino, Califórnia). Foi inicialmente desenvolvido para estabilização de fraturas radiais distais, e consiste em um cimento moldável que endurece in vivo, formando um material cristalino apatita carbonatado que é posteriormente reabsorvido.
(Arcaico) Pequena mancha que tem a sua sede na camada externa da córnea, e que deixa atravessar os raios luminosos como através de uma nuvem; nefélio. Do latim Nubecula.
※※※ http://www.aulete.com.br/nubécula
nuclear magnetic resonance (NMR)
Sinônimo de ressonância magnética. O nome RMN foi alterado para ressonância magnética em parte porque o termo nuclear tem uma conotação desagradável em alguns círculos.
Um enfermeiro clínico (NP em sigla inglesa) é um enfermeiro credenciado de nível avançado e um tipo de clínico de nível médio. Os enfermeiros clínicos são treinados para avaliar as necessidades dos pacientes, encomendar e interpretar diagnósticos e testes laboratoriais, diagnosticar doenças, além de formular e prescrever planos de tratamento. O treinamento deste profissional abrange prevenção básica de doenças, coordenação de cuidados e promoção da saúde, mas não fornece a profundidade de especialização necessária para reconhecer condições mais complexas.
Os técnicos de enfermagem são prestadores de cuidados médicos básicos aos pacientes. Um técnico de enfermagem geralmente trabalha sob a supervisão de uma enfermeira credenciada ("registered nurse" ou RN em inglês). Também conhecidos como assistentes de enfermagem, eles prestam serviços importantes para ajudar os enfermeiros a completar suas tarefas.
o primeiro polímero comercial, fabricado na década de 1930. O nylon é atualmente usado como um termo genérico para uma família de polímeros de poliamida. Estes polímeros são usados para fabricar fibras, tecidos e formas extrudadas.
1. Todo dispositivo, ou substância, cuja ação tem o efeito de regular a frequência com que ocorre um fenômeno, uma função orgânica etc. 2. Aparelho alimentado por bateria, implantado no organismo, que monitora a frequência dos batimentos cardíacos e emite impulsos elétricos aos músculos cardíacos para, estimulando-os, regular essa frequência no nível adequado, sempre que necessário.
um tipo de stent vascular de aço inoxidável utilizado para manter o lúmen em vasos e dutos estreitos. Agora também é utilizado em outras aplicações, como derivações (shunts) portacavais.
um agente de contraste mielográfico à base de óleo. Não é miscível com água e não é mais utilizado, tendo sido substituído por agentes solúveis em água de baixa osmolaridade. Ele é absorvido muito lentamente e permanece radiograficamente visível por anos.
Utilizada para fechar o cepo de uma cavidade oca, e.g. em anastomose intestinal. Um padrão de sutura de Cushing é colocado em primeiro lugar por cima do grampo do intestino, que é então gradualmente retirado e a sutura puxada firmemente. Uma camada do padrão Lembert é então usada para supervisionar a primeira fileira.
(adj.) 1. Ref. a doença de Parkinson. 2. Que sofre da doença de Parkinson. (subst.) 3. Indivíduo portador da doença de Parkinson
※※※ http://www.aulete.com.br/parkinsoniano
particle reinforcement
uma técnica utilizada para melhorar as propriedades do cimento ósseo. Por exemplo, a inclusão de partículas de osso no cimento PMMA melhora um pouco sua rigidez e melhora consideravelmente sua vida em fadiga.
um nome comercial registrado da Cook, Inc (Bloomington, Indiana), frequentemente usado genericamente para qualquer tipo de cateter ou bainha de introdução que auxilie na colocação de um cateter ou tubo residente. Perto do final do procedimento, o introdutor é retirado do cateter permanente e descartado.
Estrutura formada por 13 músculos, fáscias e ligamentos que formam uma rede de sustentação e está localizada entre o osso púbico e o cóccix (toda a região da bacia). Esse músculo faz a sustentação dos órgãos localizados na cavidade pélvica.
O mesmo que prótese peniana. Dispositivo introduzido dentro dos corpos cavernosos (canais da ereção peniana) através de uma cirurgia em todos os casos de disfunção da ereção grave. Essa opção é indicada quando o paciente sofre de disfunção erétil e não conseguiu bons resultados ou não pôde usar medicamentos orais ou injeções penianas.
um tipo tradicional de drenagem por gravidade, também é conveniente para uso como um torniquete. Os drenos de Penrose são frequentemente feitos de borracha látex macia para diminuir a irritação da ferida.
Cistostomia suprapúbica ou vesicostomia é uma conexão criada cirurgicamente entre a bexiga urinária e a pele a qual é utilizada para drenar urina da bexiga em indivíduos com obstrução do fluxo urinário normal. O fluxo urinário pode estar bloqueado por aumento da próstata (hiperplasia prostática benigna), lesão traumática da uretra, doenças congênitas do trato urinário ou por obstruções como pedras nos rins que passaram para a uretra e câncer.
Um dreno biliar trans-hepático colocado no pré-operatório irá facilitar a colocação do stent… Nesse dreno, são feitos orifícios adicionais, que estarão acima e abaixo da anastomose.
(Fisiol.) Conjunto de contrações e relaxamentos musculares de órgãos ocos (como os do sistema digestório) que impulsionam para frente seu conteúdo. Compare: antiperistalse
※※※ http://www.aulete.com.br/peristaltismo
peritoneal jugular (LeVeen) shunt
uma derivação projetada para drenar o fluido da cavidade peritoneal para o sistema venoso central.
1. Radiografia de uma veia ou de um grupo de veias após injeção de uma substância radiopaca, diretamente na veia (flebografia direta) ou na artéria correspondente (flebografia indireta). Sin. de venografia. 2. Registro gráfico do pulso venoso jugular por meio de um flebógrafo. (Adj.: flebográfico).
termo usado para descrever o aspecto da extremidade de um cateter de drenagem ou cateter de angiografia com uma curvatura semelhante à da cauda de um porco.
Enzima proteolítica, produto da ativação do plasminogêneo, com semelhanças com a tripsina e que atua sobre a fibrina desdobrando-a em diversas frações. Sin. de fibrinolisina.
Vacina preparada a partir de estirpes virulentas do vírus poliomielítico, inativadas pelo formol (vacina de Salk) ou pela propiolactona formolada (vacina de Lépine), administrada em injecções subcutâneas (PVI); ou vacina preparada a partir de estirpes virais atenuadas por diversas passagens por roedores ou culturas de tecidos (vacina de Sabin-Koprowski), administrada por via oral (PVO). A vacinação faz-se em 3 doses e é seguida de reforço um ano depois e mais tarde de cinco em cinco anos.
materiais termoplásticos poliméricos de alta resistência que combinam com as propriedades dos metais leves. Eles têm uma resistência à maioria dos produtos químicos e à água em amplas faixas de temperatura.
composto polimérico de cadeia longa produzido pela combinação de um éster de um álcool diídrico (geralmente etilenoglicol) e ácido tereftálico. O Dacron foi a primeira fibra comercial de poliéster, e os termos Dacron e poliéster são frequentemente utilizados de forma intercambiável. Uma fibra de poliéster é estritamente definida como uma fibra sintética que contém pelo menos 80% de compostos de poliéster.
moléculas conectadas em longas cadeias pela ligação covalente primária na cadeia da espinha dorsal principal com C, N, O, Si, e assim por diante, como átomos laterais.
uma técnica utilizada na biologia molecular para amplificar uma única cópia ou algumas cópias de um segmento de DNA em várias ordens de grandeza, gerando milhares a milhões de cópias de uma determinada sequência de DNA.
um polímero acrílico usado em uma variedade de próteses. Polimetilmetacrilato ou metacrilato são os termos mais usados para descrever o PMMA, embora sejam menos quimicamente corretos.
um sistema de placas e parafusos colocados posteriormente para fixação de fraturas e luxações instáveis da coluna vertebral ou para estabilizar a coluna vertebral após a cirurgia.
um termo genérico usado para uma grande variedade de fios, hastes, placas e parafusos projetados para estabilização da coluna torácica ou lombar após cirurgia para corrigir anomalias graves de caráter traumático, congênito ou de desenvolvimento da coluna vertebral. Existem muitos designs diferentes de instrumentação espinhal posterior, sendo alguns dos mais comuns os retângulos de Luque e Hartshill; as hastes de Harrington e Knodt; e os sistemas de fixação de pedículos de Steffe, Edwards, Roy Camille, Texas Scottish Rite Hospital (TSRH) e Cotrell-Dubousset.
posterior spinal instrumentation and fusion (PSIF)
A instrumentação espinhal pode envolver a implantação de dispositivos, hastes, placas e/ou parafusos intercolecionais para dar estabilidade espinhal imediata. A instrumentação é combinada com a fusão da coluna vertebral que envolve a adição de enxerto ósseo dentro e ao redor da instrumenagem para estimular o crescimento ósseo que une dois ou mais ossos juntando em uma massa sólida.
um método de proporcionar fixação espinhal com fios ou placas estabilizadoras colocadas posteriormente. Os retângulos de Luque e Hartshill são tipos de placas de fixação espinhal às vezes usadas com fios sublaminares.
Profilaxia pré-exposição (PrPE ou em sua versão inglesa PrEP) é qualquer procedimento médico ou sanitário usado antes da exposição a um patógeno capaz de provocar uma doença, com o propósito de prevenir, e não tratar ou curar, essa doença; especialmente referido ao de VIH [HIV].
Curva obtida pondo em abcissa o diâmetro dos eritrócitos e em ordenada o número de eritrócitos correspondente a cada diâmetro. O grau de achatamento ou de alargamento desta curva permite avaliar a importância de uma anisocitose. (Cecil Price-Jones, hematologista inglês, 1863-1943)
Um médico de cuidados primários (MCP), ou prestador de cuidados primários, é um profissional de saúde que pratica clínica geral. Os MCPs são nossa primeira parada para o atendimento médico. A maioria dos MCPs são médicos, mas os enfermeiros e até mesmo os assistentes médicos também podem, às vezes, ser MCPs.
Infecção fungal causada pela espécie Pseudallescheria; por exemplo, a Pseudallescheria boydii
psychoanalysis
1. (Psiq.) Teoria da psique humana, formulada por Sigmund Freud (1856-1939), que gira basicamente em torno das estruturas inconscientes responsáveis pelo comportamento das pessoas. 2. Terapia, baseada nessa teoria, na qual o terapeuta conduz a interpretação dos significados inconscientes presentes na fala, nos sonhos e nas ações do paciente. Também se diz apenas análise.
※※※ http://www.aulete.com.br/psicanálise
psychoanalyst; psychotherapist
(adj. & subst.) 1. Diz-se de médico ou psicólogo especializado em psicanálise. 2. Diz-se de terapeuta que trata pelo método da psicanálise; analista.
※※※ http://www.aulete.com.br/psicanalista
psychosis
1. (Psiq.) Distúrbio mental agudo que produz distorções na percepção da realidade e desintegração da personalidade, às vezes acompanhado de estados alucinatórios (como por exemplo a esquizofrenia ou a paranoia). 2. (Psiq.) Qualquer doença mental, esp. as graves.
※※※ http://www.aulete.com.br/psicose
psychotonic
Que tônifica, substância dotada de ação estimulante na mente, no psiquismo, que estimula as faculdades perceptivas. Vulgo: vitamina para o cérebro.
Sutura removível, inabsorvível e interrompida para aposição de tecidos profundos. A sutura começa em um lado de uma ferida, cruza em ângulos retos nos tecidos profundos. Tendo dado uma picada nesses tecidos, ela retorna ao lado de entrada e surge na pele perto da entrada. Suturas individuais são inseridas em ambos os lados num padrão alternado.
(abrev.) O conceito qualidade de vida (QV) é um termo utilizado em duas vertentes: (1) na linguagem cotidiana, por pessoas da população em geral, jornalistas, políticos, profissionais de diversas áreas e gestores ligados às políticas públicas; (2) no contexto da pesquisa científica, em diferentes campos do saber, como economia, sociologia, educação, medicina, enfermagem, psicologia e demais especialidades da saúde.
é um teste de diagnóstico médico rápido e fácil de executar. Os testes rápidos são adequados para triagem médica preliminar ou de emergência e para uso em instalações médicas com recursos limitados. Eles também permitem testes no ponto de atendimento no contexto da atenção primária em saúde para coisas que, de outra forma, apenas um teste de laboratório poderia medir. Eles fornecem resultados no mesmo dia, de alguns minutos a poucas horas.
qualquer um dentre um grupo de fibras têxteis lisas feitas em forma de filamentos e fibras descontínuas a partir de material celulósico por extrusão através de furos minúsculos.
um tipo de placa de fixação ortopédica que é entalhada entre os furos, permitindo que ela seja dobrada ou contornada em três planos. Estas placas são comumente usadas para acomodar a complexa anatomia das fraturas pélvicas.
um tipo de haste ortopédica usada para tratar fraturas do colo do fêmur, bem como áreas intertrocantéricas ou subtrocantéricas. Estas hastes têm orifícios de fechamento proximal orientados para permitir que os parafusos sejam colocados no colo e cabeça do fêmur.
A RDC 87/2008 declara que na ausência de indicação da duração do tratamento na prescrição da preparação magistral, o farmacêutico poderá aviar novamente a receita por meio de confirmação expressa do prescritor, ou seja, cabe ao farmacêutico entrar em contato com o médico e solicitar a autorização para efetuar o procedimento.
(Tomogr.) É o desvio das ondas sonoras quando as mesmas cruzam interfaces não perpendiculares à onda (similar à luz entrando na água) resultando em sombras abaixo de estruturas curvas, podendo ocorrer abaixo de um folículo ovariano (Fernandes, 2012). De acordo com Middleton et al. (2005), ocorre frequentemente na junção do músculo reto abdominal com o tecido adiposo da parede abdominal, ocasionando uma duplicação de estruturas abdominais e pélvicas profundas, sendo visualizadas pela linha média abdominal.
Um enfermeiro registrado (RN) é um enfermeiro que se formou em um curso de enfermagem e cumpriu os requisitos delineados por um país, estado, província ou órgão de licenciamento autorizado pelo governo para obter uma licença de enfermagem. O escopo de prática de um RN é determinado pela legislação e é regulamentado por um órgão ou conselho profissional.
Não há uma abreviação padrão para "nota de progresso do médico assistente", uma vez que, até recentemente, os médicos assistentes não estavam acostumados a escrever notas de progresso.
biomateriais utilizados em dentaduras, aparelhos ortodônticos removíveis, protetores contra mordidas, aparelhos ortopédicos de articulação temporomandibular, coroas ou pontes temporárias e dentes de dentadura.
(Vet.) Usada na substituição do prolapso vaginal e uterino em bovinos. Geralmente material de sutura grosso e pesado, às vezes fita, é colocado através dos tecidos adjacentes.
Refere-se ao tecido cujo fluxo sanguíneo foi reduzido ou interrompido. Quando a retina não tem a quantidade de oxigênio que ela necessita, as células que constituem a retina começam a morrer e a retina não funcionará como deveria.
Perturbação da marcha a recuar, caracterizada por uma aceleração até cair ou devida à parada por um obstáculo. É característica da doença de Parkinson. V. anteropulsão e lateropulsão.
Desvio do útero no qual o fundo deste órgão se encontra deslocado para trás, ao passo que o colo se desvia para a frente e para cima, atrás da sínfise púbica. Ant. de anteversão do útero.
Designação dada a vários vírus cujo genoma é constituído por ácido ribonucleico simples e que usam uma enzima específica para produzir ADN a partir do seu ARN, mudando assim o genoma das células que invadem. ✰ O HIV é um retrovírus.
※※※ https://dicionario.priberam.org/retrovírus
reverberation artifact; comet tail artifact
(Tomogr.) a reverberação é a produção de ecos falsos, sendo provocada por dois ou mais refletores no caminho do som. Ocorre quando o pulso do feixe de ultrassom é refletido de volta ao transdutor a partir de uma interface tecidual refletora. Pode ser vista quando ocorre uma grande diferença de impedância acústica ou superfícies refletoras pequenas, múltiplas e irregulares (Kealy & McAllister, 2005).
Também conhecida por sutura ancorada de Ford, é uma modificação da sutura contínua simples. A cada passagem através dos tecidos, o fio é unido ao ponto passado anteriormente. A vantagem desta sutura é a grande estabilidade na eventualidade de falha de um nó ou de uma porção de linha de sutura.
(Med.) - “O Teste de Elevação da Perna Estendida (TEPE) (Straight Leg Lift) descrita por Lazar Lazarevic, em 1980, consiste na elevação do membro inferior com o joelho estendido, tendo como objetivo demonstrar a tensão do nervo ciático.
O teste de elevação da perna retificada é o mais significante teste para diagnóstico de hérnia discal lombar e avaliação da progressão desta condição8. O Teste de Lasègue (TL), publicado em 1881 por Forst, discípulo de Charles Lasègue, é composto de duas etapas: primeiramente, realiza-se o TEPE, como apresentada por Lazarevic, seguida então pela flexão do quadril com o joelho fletido, diferenciando a dor ciática da dor da articulação coxo-femoral."
é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade.
um tipo de artefato tomográfico computorizado geralmente causado por um detector defeituoso que produz anéis ou círculos concêntricos em imagens tomográficas computorizadas.
(Tomogr.) ocorre devido à presença de gases, na qual são necessárias inúmeras bolhas de gás para produzir esse efeito. Ao chegar às bolhas de gás, o pulso sonoro excita o líquido que fica preso entre as bolhas e faz com que entre em ressonância. Isto acarreta uma onda sonora contínua, após o eco original de volta ao transdutor.
um artefato relacionado ao filme de tomografia computadorizada. Estes artefatos são vistos como áreas manchadas de baixa opacidade no filme. Eles são criados por descargas elétricas estáticas em pontos de contato entre o filme e os cassetes.
Usada para alívio de tensão, consiste de pinos cirúrgicos colocados em ambos os lados do ferimento, e material de sutura é enrolado ao redor das extremidades salientes e através da incisão.
substância definida pelas Normas Americanas para Testes e Materiais (ASTM) como "um material que, à temperatura ambiente, pode ser esticado repetidamente até pelo menos o dobro de seu comprimento original e, após a liberação da tensão, retorna imediatamente com força a seu comprimento original aproximado".
(Vet.) Usada na correção cirúrgica da persistência do canal arterial, particularmente em cães pequenos, para assegurar que qualquer deslizamento de ligaduras ou tecido não resulte em perda excessiva de sangue antes de ser controlado por outros meios.
Sutura que consiste numa linha de união dos dois ossos parietais, dividindo o crânio anteroposteriormente em duas metades simétricas; chamado também sutura sagittalis.
Solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contem 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada. Cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal (0,354 gramas de Na+ e 0,546 gramas de Cl-, com pH = 6,0). A solução estéril é normalmente usada para infusão intravenosa (devido à isotonicidade com relação ao sangue humano), lavagem de lentes de contato, irrigação nasal, e muitas vezes usada para limpar um novo piercing, além de utilizada na hidratação da pele.
haste rígida, levemente curva, com superfície canelada. É usado para tratar fraturas da haste femoral.
※※※ https://pubs.rsna.org/doi/full/10.1148/rg.231025136 https://www.google.com/search?q=https://www.google.com/search?q="Haste de Sampson = haste rígida, levemente curva, com superfície canelada"
sarcoma
Tumor canceroso em músculo, osso etc.
※※※ http://www.aulete.com.br/sarcoma
scalable system
A escalabilidade é um assunto extremamente importante em sistemas eletrônicos, bancos de dados, roteadores, redes de computadores, etc, e implica desempenho. Um sistema cujo desempenho aumenta com o acréscimo de hardware, proporcionalmente à capacidade acrescida, é chamado "sistema escalável". A escalabilidade pode ser medida de vários modos: (1) carga de escalabilidade, (2) escalabilidade geográfica e (3) escalabilidade administrativa.
um dispositivo complexo para controlar as varizes esofágicas que sangram. Há três lúmens, um dos quais é usado para inflar um balão estomacal para manter o dispositivo no lugar e para tamponar os vasos sangrantes na cárdia do estômago. Um segundo lúmen é usado para inflar um balão longo posicionado na porção distal do esôfago para comprimir as varizes hemorrágicas. O terceiro lúmen é usado para a aspiração do conteúdo estomacal.
Segundo um artigo publicado pelo State Urgent Care, o termo STI [infecção sexualmente transmissível) surgiu devido ao estigma criado pelos seus antecessores doença venérea e doença sexualmente transmissível, ambos com "conotação negativa". O primeiro (doença venérea) mudou para doença sexualmente transmissível. Atualmente, "muitas pessoas preferem usar o termo infecção sexualmente transmissível", É possível que dentro de 50 anos apareça um novo termo, arrisca o autor.
(Tomogr.) As sombras acústicas são tão comuns que muitas vezes não são nem sequer consideradas como um artefato. Ocorre quando a energia do som transmitido é diminuída por reflexo ou absorção (Middleton et al., 2005). Segundo Pessoa (2008), a sombra acústica é uma zona anecoica determinada por estrutura hiperecoica que impede a progressão do ultrassom nos tecidos, refletindo-o completamente.
uma liga que permite projetar potencialmente um implante que pode ser mudado para sua forma corporal desejável por um processo de aquecimento bem controlado.
é um buraco ou uma pequena passagem que se move, ou permite o movimento do fluido de uma parte do corpo para outra. O termo pode descrever derivações congênitas ou adquiridas; e derivações adquiridas (às vezes chamadas de derivações iatrogênicas) podem ser biológicas ou mecânicas.
(do latim falci-, foice e -forme, formato de) é uma doença hematológica hereditária monogênica, caracterizada pela produção anormal de hemoglobinas, entre as quais a mais comum é a forma HbS (de Sickle, foice), que sob determinadas condições de desoxigenação, polimeriza, deformando as hemácias, que assumem uma forma semelhante a foices, causando deficiência no transporte de oxigênio e gás carbônico e outras complicações, nos indivíduos acometidos pela doença.
(Tomogr.) Este tipo de artefato ocorre em interfaces altamente refletoras e superfícies curvadas, como a bexiga e a vesícula biliar (Nyland & Mattoon, 2004; Kealy & McAllister, 2005; Drost, 2007). Os artefatos de lobo lateral podem desaparecer quando o ponto focal de um transdutor eletrônico é posicionado mais profundamente ou um transdutor diferente é usado (Nyland & Mattoon, 2004).
Sin. de isquemia silenciosa do miocárdio (ingl. silent myocardial ischemia). Diminuição da passagem de sangue nas artérias coronárias que não causa sintomas, sendo muitas vezes descoberta em exames de rotina, e causa grande risco de evoluir para um infarto ou parada cardíaca súbita.
※※※ https://www.tuasaude.com/isquemia-cardiaca/
silicone
um termo genérico para compostos orgânicos de silício polimerizados para uso como óleos, polidores e materiais semelhantes à borracha.
um nome comercial da Dow Corning (Midland, Michigan) para certos polímeros de borracha feitos a partir do polydimethyl siloxane, que é polimerizado através de um processo de condensação. O termo borracha de silicone também é utilizado genericamente para uma grande quantidade de polímeros similares à borracha derivados de compostos de silício orgânico.
A seda trançada é usada como uma sutura não absorvível. Pode ser revestido com cera ou silicone para reduzir a absorção de fluidos. Suas grandes vantagens são a facilidade de manuseio e a boa qualidade do nó.
(Tomogr.) ocorre devido à espessura do feixe que é de 90° em relação ao plano de scan (Feldman et al. 2009 ). O corte do transdutor receberá ecos de ambos os lados do corte pretendido e será incluído na imagem exibida.
qualquer tipo de dispositivo usado para tratar fraturas do colo femoral e intertrocantéricas nas quais o dispositivo tem uma placa lateral e um túnel através do qual um parafuso ou pinos de retardo pode(m) deslizar para compensar o impacto no local da fratura. Veja também parafuso de quadril dinâmico.
um método padronizado para registrar as notas de progresso dos pacientes: S = sintomas subjetivos do paciente, O = observações objetivas, A = avaliação do programa, P = plano de ação.
projéteis que têm parte do núcleo de chumbo exposto na ponta. Os projéteis de ponta macia são projetados para deformar-se em forma de cogumelo no tecido para maximizar os danos do tecido.
tem origem em ligamentos, ossos, tendões. Essas regiões não possuem muitos nociceptores, o que gera uma dor mal localizada e de longa duração. Por exemplo: braço quebrado, torsão no tornozelo.
um tipo de órtese cervical. A sigla inglesa (SOMI) quer dizer "sterno-occipito-mandibular immobilizer", isto é, imobilizador do esterno, do osso occipital e da mandíbula.
(Tomogr.) A superfície de contato entre os dois meios denomina-se interface acústica (Simões, 2008). As interfaces entre tecidos moles e líquidos também podem produzir artefatos de refração, isso devido à velocidade do som nos líquidos corporais ser menor que nos tecidos moles, o que pode ocasionar uma duplicação de estruturas profundamente situadas em relação à interface de refração, assim como nas interfaces tecido mole e do tecido adiposo (Middleton et al., 2005; Aldrich, 2007).
Osso situado na base do crânio anteriormente aos processos jugular e basilar do osso occipital.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Osso_esfenoide
spinal column stimulator
um dispositivo eletrônico com cabos implantados no espaço epidural, na dura-máter ou no espaço subaracnoideo para fornecer um sinal elétrico para o alívio da dor ou da espasticidade muscular. Estes são às vezes chamados de unidade TENS (estimulação elétrica transcutânea). Dispositivos similares podem ser usados para a estimulação do nervo vago no pescoço ou do plexo sacral na pélvis.
✰ "A splitting headache is a severe headache that makes it difficult to function" (Healthline). (A dor de cabeça dilacerante é uma dor de cabeça que dificulta a função mental.)
※※※ 1. Medical and Health Idioms, s.v. "splitting headache," Idiom Connection, acesso em 2 de fevereiro de 2022, http://bit.ly/33V6MlT. 2. Farlex Dictionary of Idioms, s.v. "splitting headache," acesso em 2 de fevereiro de 2022, http://bit.ly/3L5hfvK. 3. Aulete Digital, s.v. "dilacerante," Lexikon Editora, acesso em 2 de fevereiro de 2022, http://bit.ly/3HApzRG. 4. Pesquisa do Google, s.v. "dor de cabeça dilacerante," acesso em 2 de fevereiro de 2022, http://bit.ly/3umbpA8. 5. What Could Be Causing Your Splitting Headache?, Healthline, acesso em 2 de fevereiro de 2022, http://bit.ly/32RPiGf.
sprain
Lesão dos tendões ou ligamentos de uma articulação, geralmente causada por torcedura, sem deslocamento dos ossos articulados. Também pode ser usado como verbo ("torcer", neste caso).
※※※ https://www.aulete.com.br/entorse
squamous suture
Sutura onde os ossos unidos se sobrepõem, como a sutura entre a pars squamosa do osso temporal e do osso parietal.
SR – slow-release medication; sinus rhythm; “see report”; second reader
SR é também frequentemente escrito na frente das pastas de filmes de raio X por radiologistas demasiadamente sobrecarregados (sem tempo) para descrever achados radiográficos difíceis ou complexos em um estudo particular. Neste caso, quer dizer "second reader" (segunda leitura).
(Quím.) Substância existente em muitos vegetais, especialmente em grãos de cereais, usada na indústria alimentícia, farmacêutica, de cosméticos etc.
※※※ http://www.aulete.com.br/amido
Starr-Edwards valve; SE valve
um tipo de válvula protética do coração. Seu desenho com gaiola esférica foi uma das primeiras válvulas próteses cardíacas de sucesso. Ela foi introduzida em 1960 por Albert Starr, um jovem cirurgião torácico, e Lowell Edwards, um engenheiro e inventor de grande sucesso.
(abrev.) Do latim "statim" (imediatamente), este termo é utilizado para indicar uma emergência da mais extrema. Infelizmente, este termo tem sido abusado por médicos e outros que desejam um estudo radiológico, procedimento laboratorial ou consulta ao paciente realizada rapidamente para sua própria conveniência ou para a conveniência do paciente, e não para uma situação de emergência. Devido a este abuso, o termo tem pouco significado em muitos departamentos de radiologia, patologia e emergência.
Este termo é frequentemente visto em requisições radiológicas. Significa que o paciente teve algo feito no passado, seja no passado recente ou no passado distante; por exemplo, "artroplastia de quadril s/p" significa simplesmente que o paciente teve uma cirurgia de substituição do quadril em algum momento no passado. Infelizmente, s/p não tem conotação de tempo e é um termo inespecífico, muitas vezes inútil.
Sutura de tensão para fechamento de feridas, criada pela colocação de um rolo de bandagem ao longo da linha de incisão e amarrando as suturas sobre o topo da mesma.
(Med.) - “O Teste de Elevação da Perna Estendida (TEPE) (Straight Leg Lift) descrita por Lazar Lazarevic, em 1980, consiste na elevação do membro inferior com o joelho estendido, tendo como objetivo demonstrar a tensão do nervo ciático.
"O teste de elevação da perna retificada é o mais significante teste para diagnóstico de hérnia discal lombar e avaliação da progressão desta condição8. O Teste de Lasègue (TL), publicado em 1881 por Forst, discípulo de Charles Lasègue, é composto de duas etapas: primeiramente, realiza-se o TEPE, como apresentada por Lazarevic, seguida então pela flexão do quadril com o joelho fletido, diferenciando a dor ciática da dor da articulação coxo-femoral."
Enzima proteolítica produzida por estreptococos hemolíticos que promove a dissolução de coágulos sanguíneos através da ativação de pasminogênio para produzir a plasmina.
um tipo de drenagem que proporciona um baixo nível constante de sucção. Os drenos de cárter modernos muitas vezes têm três lúmens. Um lúmen permite a drenagem do líquido, o segundo permite que o ar filtrado seja aspirado para dentro do leito de drenagem para fornecer pressão para drenagem, e o terceiro é usado para irrigar o leito da ferida.
1. (Cir.) Ação ou resultado de suturar (costurar); SUTURAÇÃO. 2. Operação que consiste em costurar as bordas de um corte ou ferimento, para fechá-lo.
※※※ http://www.aulete.com.br/sutura
suture pattern
Colocação de material de sutura, normalmente concebido para atingir um propósito particular em relação ao procedimento de tecido, órgão ou cirurgia que está sendo realizado, e.g. inversão ou eversão das bordas da ferida, alívio da tensão na ferida ou resultados estéticos. Tipos de padrões de sutura: (A) simples interrompido, (B) subcuticular, (C) simples contínuo.
Sutura em que pinos aguçados podem ser empurrados através do tecido, e.g. lábios vulvares, e presos em ambas as extremidades por botões para que fiquem no lugar.
um nome comercial registrado da Baxter Healthcare Corporation (Deerfield, Illinois). Este termo passou a representar qualquer tipo de cateter venoso central multilúmen usado para medir pressões hemodinâmicas e rendimento cardíaco. A ponta do cateter é normalmente colocada em um ramo proximal da artéria pulmonar e pode ser temporariamente encravada mais distalmente para medir a pressão venosa pulmonar ou a pressão atrial esquerda. O primeiro uso clínico de tal cateter foi descrito por H. J. C. Swan, Willard Ganz e colegas em 1970.
um parafuso ortopédico que é colocado através da junta tibiofibular distal um parafuso ortopédico que é colocado através da articulação tibiofibular distal paralela e 1-2 cm proximais à articulação do tornozelo.
Associação de vários órgãos para a realização de determinada função orgânica
※※※ http://www.aulete.com.br/sinergia
T-tube drain
um tipo de dreno gravitacional tradicional configurado em forma de T. Os tubos em T são mais frequentemente usados para drenagem dos dutos biliares comuns.
um metal não corrosivo, maleável, encontrado em alguns dispositivos protéticos. Como uma malha, ele foi usado anteriormente para reforçar o fechamento de feridas.
Colocada para aliviar a tensão na incisão; pode ser o mesmo padrão de sutura que fecha a incisão ou uma sutura separada ou linha de suturas de um padrão diferente.
dióxido de tório, anteriormente usado como agente de contraste radiológico. Foi descontinuado por causa de suas propriedades cancerígenas. O tório é um elemento radioativo e emite partículas alfa.
um tubo inserido diretamente na traqueia através da cartilagem traqueal anterior. Ele contorna a laringe e a faringe e é inserido para pacientes que necessitam de ventilação mecânica a longo prazo.
(abrev.) A embolização arterial transcateter ou quimioembolização arterial transcateter é utilizada para localizar o ponto de sangramento e fornecer embolização intervencionista.
é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada por um protozoário chamado Trichomonas vaginalis. Ela atinge tanto homens como mulheres, afetando principalmente a vagina e o trato urinário.
uma placa de fixação de fratura com um perfil circular. Por exemplo, uma placa tubular de um terço representa um terço de uma circunferência cilíndrica. As placas tubulares são finas, autocomprimidas e facilmente dobradas para se adaptarem às diferentes condições de fratura.
uma situação em que um paciente "brinca" com seu aparelho de marca-passo, torcendo-o em seu bolso. Tal ação pode levar à ruptura de fios, mau funcionamento ou retração dos fios do marca-passo.
(Tomogr.) A vibração tecidual é um artefato geralmente encontrado em áreas de fluxo sanguíneo turbulento. Essa turbulência sanguínea provoca alterações de pressão na luz do vaso gerando vibrações das paredes do vaso e dos tecidos moles perivasculares. Ao vibrarem, as interfaces teciduais podem produzir um desvio de frequência do Doppler detectável e uma cor vai ser atribuída a esse desvio. Como esse movimento vibratório tanto em direção do transdutor como em direção oposta a ele, a atribuição de cor é uma mistura de vermelho e azul.
um tipo de prótese de quadril no qual o implante é uma única unidade metálica com a cabeça protética dimensionada apropriadamente para prensar e encaixar no acetábulo do paciente.
um termo genérico usado para qualquer stent empregado no aparelho urinário para atravessar estrituras benignas e malignas, contornar áreas de deiscência ou obstruir cálculos, e ajudar na cura da fístula.
um stent metálico utilizado para o tratamento de estrituras uretrais. O stent é tecido na forma de uma malha tubular composta de uma superliga (uma liga de alta temperatura e alta tensão).
Mioma uterino é um tumor benigno que acomete mulheres em idade fértil. Também chamado de leiomioma, está associado a sintomas muito dolorosos e ao surgimento de câncer, embora tal complicação seja rara.
Canal muscular que conduz os espermatozoides a partir do epidídimo, que é o local onde eles são armazenados após serem produzidos nos testículos.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Ducto_deferente
vasopressin
Hormônio do lobo posterior da hipófise, que estimula a contração das fibras musculares dos capilares e arteriolas e da musculatura intestinal, aumentando consequentemente a pressão sanguínea; vasoconstritina.
(Tomogr.) A velocidade do som varia dentro de diferentes tecidos (Feldman et al. 2009). Entretanto, a tecnologia de ultrassom presume que o som tem uma velocidade constante (1.540 m/s) dentro do tecido humano. Se a velocidade média através dos tecidos for maior do que 1.540 m/s, o eco de retorno voltará mais rápido para o transdutor do que o calculado. A estrutura será assim exibida mais superficialmente sobre a imagem do que o esperado.
Também conhecido às vezes como DAVE (dispositivo de assistência ventricular esquerda), é um dispositivo usado para auxiliar o coração em sua função de bombeamento sanguíneo. Os DAVs podem ser univentriculares ou biventriculares. Por exemplo, o dispositivo de assistência ventricular esquerda Novacor é uma bomba implantável acionada eletricamente que leva o sangue através de um conduto de Dacron do ápice do ventrículo esquerdo, bombeando-o através de outro conduto de Dacron, para a aorta.
um sistema de derivação projetado para reduzir a pressão intracraniana e impedir o desenvolvimento de hidrocefalia. O fluido cerebroespinhal é desviado do sistema ventricular do cérebro para a cavidade peritoneal.
um dispositivo usado para substituir ou apoiar um corpo vertebral destruído por tumor, infecção ou trauma. Este também é conhecido como um espaçador intercorporal de titânio (TIS), porque muitas vezes é feito de titânio. Uma caixa vertebral típica tem uma estrutura cilíndrica oca e rosqueada, preenchida com enxerto ósseo, e é fixada às placas terminais vertebrais superior e inferior pelos dentes.
injeção percutânea de metilmetacrilato ou material similar em um corpo vertebral para proporcionar alívio da dor de uma lesão vertebral, tal como uma fratura patológica da vértebra ou o colapso da vértebra devido a trauma ou osteoporose.
A carga viral é o termo técnico para a concentração de um vírus em um paciente infectado. Ela pode ser medida por exames que contam a quantidade de vírus presente em uma certa quantidade de sangue.
※※※ https://pt.wikipedia.org/wiki/Carga_viral
virus strain
Os vírus possuem apenas um tipo de material genético, seja DNA ou RNA, e isso tem papel importante na sua genética. Eles possuem uma grande capacidade de mutação, ou seja, modificam-se com grande facilidade, criando novos vírus com material genético diferente do que lhe deu origem. Essa alta taxa de mutação faz com que praticamente cada partícula viral contenha um genoma diferente das demais. Assim temos o que chamamos de uma nova cepa ou estirpe viral.
localizada em órgãos e cavidades internas do corpo, e que possuem poucos nociceptores. Sensação intensa de dor, mas difícil de localizar. Muitas vezes o paciente sente dores em regiões totalmente diferentes do verdadeiro local da lesão. No ataque cardíaco a pessoa pode sentir dores nos ombros, estômago, braços, por exemplo.
uma marca registrada da Howmedica Osteonics (Allendale, Nova Jérsey) para uma liga de cobalto-crômio usada em uma variedade de próteses e instrumentos médicos.
Um ambulatório médico presta serviços de saúde voltados para os casos de baixa complexidade e que não ofereçam risco imediato à vida do paciente. Para ser atendido em um ambulatório, não é necessário realizar um agendamento prévio, como no caso de uma consulta médica normal.
Padrão de suturas interrompidas utilizado no fechamento de grandes feridas na pele. Cada sutura é colocada primeiro na derme profunda e depois nos tecidos profundos, geralmente fáscia, em um ponto mais próximo do centro da ferida. O efeito é mover a pele para mais perto da posição de fechamento com cada sutura, obliterar o espaço morto e aliviar a tensão nas suturas eventualmente colocadas para fechar as bordas da ferida.
A bolsa de líquido amniótico que envolve o bebê se rompe. Isso se denomina rompimento do líquido amniótico e é um dos sintomas do parto, no caso em que a gestante tenha passado a barreira das 37 semanas de gravidez.
ref. à ruptura da bolsa amniótica, que precede um parto. Veja water breaking.
What am I seeing you for?
Pergunta geralmente feita ao paciente no início de uma consulta médica.
※※※ http://google.com/search?q=“What am I seeing you for?” http://google.com/search?q=“Qual a razão da sua visita?” http://google.com/search?q=“Qual a finalidade da sua visita?”
What brings you here today?
Pergunta geralmente feita ao paciente no início de uma consulta. Espera-se que o paciente diga os motivos da visita ao consultório médico.
what you see is what you get (WYSIWYG)
é uma frase / abreviatura aplicada a processadores de texto e outros editores de texto formatados (como editores HTML) que permitem escrever um documento exibindo diretamente o resultado final, muitas vezes o resultado impresso. No caso dos editores HTML, este conceito é aplicado àqueles que permitem escrever a página em uma visualização semelhante à de um processador de texto, neste caso o programa é responsável por gerar o código fonte em HTML.
O chiado é um assobio agudo feito enquanto se respira. É ouvido mais claramente quando você expira, mas em casos graves, pode ser ouvido quando você inspira. É causado por estreitamento das vias respiratórias ou inflamação. O chiado pode ser um sintoma de um grave problema respiratório que requer diagnóstico e tratamento.
※※※ https://www.healthline.com/health/wheezing
whiplash injury
Lesão no pescoço causada por um movimento brusco da cabeça para a frente, para trás ou para os lados. Ocorre frequentemente após um impacto súbito, como um acidente de trânsito, ou durante a prática de esportes.
(Vet.) Fio de aço inoxidável usado como material de sutura como monofilamento ou trançado. Os problemas são dobras, nós em massa, corte de tecidos e a necessidade de instrumentos de corte especiais.
Também denominada sutura horizontal em U, ela promove uma leve eversão se colocada de maneira apropriada. Ela forma um quadrado perfeito, com ambas extremidades de sutura saindo pelo mesmo lado ou borda da ferida. Está indicada para suturar feridas sob tensão moderada.
Vacina contra a febre amarela, obtida a partir de vírus vivos atenuados por diversas passagens em culturas de tecidos. Existe um tipo que é administrado por injeção subcutânea desde a idade de 6 meses. A imunidade obtida é quase total e de longa duração (10 anos). Numerosos países exigem a apresentação de um certificado de vacinação válido contra a febre amarela para as viagens com proveniência de zonas de endemia.
um termo genérico para uma variedade de stents metálicos usados para superar áreas de estreitamento em estruturas tubulares como vasos, dutos biliares, ureteres e a uretra.
um sistema projetado para a estabilização de fraturas patológicas do fêmur e de fraturas subtrocantéricas do quadril. Consiste em uma haste intramedular e uma combinação de pregos triangulares do colo do fêmur.
(Tomogr.) um tipo de artefato radiográfico computadorizado causado pela falta de informação que se reflete na imagem como uma faixa vertical brilhante. Também se refere a um tipo de artefato de imagem de ressonância magnética que consiste de uma faixa preto-e-branca proeminente, frequentemente no centro do eixo de codificação de frequência ou de codificação de fase.